Reguladores de tensão de 5 a 15 V para correntes de 1 A, podem ser obtidos com facilidade na forma de circuitos integrados. É o caso da série 78xx.

Essa fonte pode fornecer de 5 a 15 V de tensão de saída conforme o CI usado. O “xx” indica a tensão de saída.Por exemplo, o circuito integrado 7806 fornece uma tensão de 6 V. Na figura abaixo temos então a configuração básica para esta fonte. Observamos alguns fatos importantes em relação a esse circuito, e que podem ser de grande utilidade para o desenvolvedor. Existem versões com sufixos “L” que são apresentadas em invólucros SOT-54 para correntes até 200 mA. Elas podem ser usadas nos casos em que desejamos menor corrente de saída. Os capacitores de desacoplamento de saída deverão ter valores menores em alguns casos, dependendo do sufixo do CI e do fabricante.

O circuito integrado regulador de tensão deve ser dotado de um radiador de calor. O transformador deve ter uma tensão de secundário pelo menos 2 V maior do que aquela que desejamos na saída, dada pelo regulador integrado usado. A corrente deve ir até 1 A conforme a que se deseja na saída. A tensão de trabalho de C1 deve ser pelo menos 60% maior do que a tensão rms do secundário do transformador.

 

 Fonte Fixa de 1 A com Circuito Integrado
Fonte Fixa de 1 A com Circuito Integrado