Texto extraído do site INCB - www.newtoncbraga.com.br

Teste de Acopladores Ópticos - NE0023

Um teste completo de acopladores ópticos pode ser feito com o circuito que mostramos na figura 1. Utilizando um gerador de funções excitamos o emissor e verificamos com o osciloscópio se o receptor está funcionando, recebendo os sinais emitidos. O circuito serve praticamente para qualquer tipo de acoplador que utilize como sensor um foto-transistor ou um foto-diodo.


Figura 1 – Circuito de teste de acopladores ópticos

O gerador de funções é ajustado para gerar sinais de 1 kHz com uma amplitude de 5 V. No entanto, dependendo das características do acoplador testado, estes ajustes podem ser modificados. Na figura 2 mostramos a forma de sinal que deve ser visualizada no osciloscópio, utilizando a simulação do Multisim.


Figura 2 – Formas de onda observadas.

A ausência do sinal ou ainda um sinal com intensidade muito pequena podem significa que o acoplador tem problemas. Também observamos que o nível inferior do sinal deve estar próximo de zero. Um nível mais alto pode indicar fugas no transistor receptor. O teste também serve para verificar o comportamento do acoplador com sinais de freqüências elevadas.

Clique aqui e baixe a simulação no Multisim e a netlist.