Oscilador de Relaxação com o 741 (MSB014)

No circuito apresentado na figura 1, o capacitor carrega-se através de R1 e a descarga ocorre através do amplificador operacional, quando sua saída vai ao nível baixo. O ponto de comutação do operacional, que funciona como um comparador, é determinado pelo divisor de tensão formado por R2 e R3. Temos duas formas de onda geradas neste circuito, as quais podem ser visualizadas no osciloscópio virtual do MultiSIM BLUE.

 

   Figura 1 – Circuito do oscilador de relaxação.
Figura 1 – Circuito do oscilador de relaxação.

 

A fonte de alimentação deve ser simétrica e a freqüência de operação do circuito é dada por R1 e C1. Não recomendamos alterar o valor de R1 mas sim o de C1 para se obter outras freqüências. O circuito oscilará bem até algumas centenas de quilohertz. Maiores freqüências podem ser obtidas com outros operacionais. Na figura 2 temos a forma de onda obtida no osciloscópio virtual do Multisim Blue.

 

Figura 2 – Formas de onda no circuito.
Figura 2 – Formas de onda no circuito.

 

Observe que temos uma forma de onda dente de serra no circuito RC de tempo e pulsos na saída. Damos a simulação e a netlist para que o leitor faça alterações ou utilize este circuito em outros projetos.

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0014.zip)


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia