No circuito apresentado na figura 1, o capacitor carrega-se através de R1 e a descarga ocorre através do amplificador operacional, quando sua saída vai ao nível baixo. O ponto de comutação do operacional, que funciona como um comparador, é determinado pelo divisor de tensão formado por R2 e R3. Temos duas formas de onda geradas neste circuito, as quais podem ser visualizadas no osciloscópio virtual do Multisim.


Figura 1 – Circuito do oscilador de relaxação.

A fonte de alimentação deve ser simétrica e a freqüência de operação do circuito é dada por R1 e C1. Não recomendamos alterar o valor de R1 mas sim o de C1 para se obter outras freqüências. O circuito oscilará bem até algumas centenas de quilohertz. Maiores freqüências podem ser obtidas com outros operacionais. Na figura 2 temos a forma de onda obtida no osciloscópio virtual do Multisim.


Figura 2 – Formas de onda no circuito.

Observe que temos uma forma de onda dente de serra no circuito RC de tempo e pulsos na saída. Clique aqui e baixe a simulação e a netlist para que o leitor faça alterações ou utilize este circuito em outros projetos.