O jogo da velocidade (AM015)

Jogos eletrônicos simples sempre foram uma atração no passado, principalmente para iniciantes e estudantes que desejassem algo atraente para seus trabalhos. Foi o que ocorreu com o jogo da velocidade que publicamos numa Revista Saber Eletrônica número 58 de maio de 1977. Veja a estória desse jogo neste artigo.

 


 

 

Nas escolas da época, como ainda hoje era comum os debates, no estilo em que alguns programas de TV até empregam, em que era feita uma pergunta e os competidores deveriam apertar um botão se soubessem a resposta. Um circuito eletrônico indicava quem apertou primeiro o botão.

O circuito que desenvolvi era extremamente simples podendo ser montado até hoje, pois os componentes ainda são comuns, e como era muito simples sua montagem poderia ser feita numa ponte de terminais. Na figura a foto da montagem do protótipo.

 

Figura 1 – O protótipo
Figura 1 – O protótipo

 

Na figura 1 temos o circuito básico.

 

Figura 2 – O circuito
Figura 2 – O circuito

 

Evidentemente o circuito fez sucesso a ponto de muitos nos procurarem para que desenvolvêssemos uma versão para mais de 2 competidores. Posteriormente criamos essa versão que se encontra em nosso site.

Este tipo de montagem era comum na época, pois permitia não apenas o reaproveitamento de componentes como também o uso da ponte de terminais. Hoje podemos fazer uma versão muito mais elaborada usando microcontroladores, mas não é a mesma coisa.

Componentes discretos já fazem o que desejamos sem precisar de programação e certamente, é muito mais gostoso trabalhar diretamente com os componentes, como faz um maker-raiz.

 

 

 

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia