Fonte de Corrente Constante - NE0011

Fontes de corrente constante são circuitos de grande utilidade como carregadores de bateria, controles de motores, controles de brilho de LEDs e lâmpadas e outras aplicações semelhantes. A finalidade de uma fonte de corrente constante é manter a corrente que circula por uma carga constante mesmo quando a tensão de entrada varia ou ainda a resistência da carga, o que ocorre com motores, baterias em cargas, etc.

O circuito apresentado na figura 1 e simulado no Multisim é muito simples podendo manusear correntes até 1 A com o transistor indicado. Com transistores de maiores correntes, este valor pode ser ampliado. Evidentemente, o transistor deverá ser dotado de um dissipador de calor, conforme a corrente que se pretende para a carga.

A intensidade da corrente é fixada pelo resistor R2 e pelo diodo zener. O valor aproximado é a tensão zener menos 0,7 V (que é a queda da tensão emissor- base de Q1) dividido por R2. No nosso caso, fixado R2 em 5 ohms, obtemos uma corrente de 647 mA. Tente alterar o valor de R2 no Multisim para verificar o funcionamento do circuito.


Figura 1 – Circuito completo da fonte de corrente constante.

Uma sugestão interessante para estudo do circuito é ligar em paralelo com a carga (R3) um voltímetro e trocar esta carga por um potenciômetro de 10 ohms, verificando o que ocorre com a tensão e a corrente quando sua resistência varia.

 

Clique aqui e baixe o circuito simulado em Multism


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia