Em artigo da seção de componentes anunciamos o lançamento de lentes esféricas da Panasonic pela Mouser - Série EYL G de lentes asféricas, Muitos leitores nos escreveram perguntando se não estaríamos querendo dizer esféricas em lugar de esférica. O termo realmente é asférica e neste artigo explicamos do que se trata com as aplicações que encontra na eletrônica.

ART2085S

Aprendemos lá na física do segundo grau que existe um tipo de lente convergente, denominada esférica que é usada em diversos dispositivos ópticos como lupas, binóculos, telescópios e até mesmo óculos.

Aprendemos até a calcular sua distância focal e ver como as imagens obtidas por essa lente se projetam.

No entanto, esse tipo de lente apresenta alguns problemas que prejudicam a qualidade da imagem, principalmente em aplicações em que elas devam ser maiores e em que as imagens não tenham distorções.

Conforme o nome diz, essas lentes consistem em pedaços de esferas, ou capas cortadas de tal forma que nas bordas a espessura do material é menor do que no centro. Devido ao fato de que o material tem índice de refração diferente do ar, esse tipo de lente tende a distorcer a imagem, conforme mostra a figura 1.

 

Figura 1 – Distorções da lente esférica
Figura 1 – Distorções da lente esférica

 

 

Evidentemente, numa aplicação crítica, por exemplo, em óculos, comunicação de dados por fibra óptica, câmeras essa distorção pode ser inconveniente afetando a qualidade da imagem.

Para superar esse problema novas tecnologias de fabricação de lentes levaram a um novo tipo de lente convergente.

As lente esféricas continuam sendo convergentes e derivam do formato esférico, mas a diferença entre a espessura no centro e nas bordas é menor o que diminui a distorção, conforme mostra a figura 2,

 

   Figura 2 – As lentes esféricas são mais finas
Figura 2 – As lentes esféricas são mais finas

 

 

Assim, com elas, além de termos um recurso óptico mais fino, temos muito menor distorção das imagens.

Atualmente, nas aplicações mais críticas que vão desde óculos e equipamentos de imagem que usem lentes temos na eletrônicas as aplicações de optoeletrônica como as comunicações por fibras ópticas,

Na figura 3 temos a ilustração da Panasonic para mostrar a diferença entre os dois tipos de lentes.

 

Figura 3 – Aplicações na eletrônica
Figura 3 – Aplicações na eletrônica | Clique na imagem para ampliar |

 

Na ilustração vemos claramente que os dois tipos apresentam as mesmas características básicas, mas têm desempenhos diferentes.

Esteja atento ao tipo de lente que vai usar no seu próximo projeto que incluam recursos da optoeletrônica.

 

 Série EYL G de lentes asféricas