Diferença entre a Luz Negra e a Ultravioleta (DUV065)

Nas lojas de eletrônica vi lâmpadas ultravioleta que possuem vidro transparente e luzes negras que possuem vidros na cor violeta. Não são a mesma coisa, emitindo ambas radiação ultravioleta?

 

Na verdade, os dois tipos de lâmpadas emitem radiação ultravioleta, mas existem uma diferença quanto à intensidade e ao comprimento de onda. As chamadas lâmpadas de luz negra ou simplesmente luz negra, emitem radiação ultravioleta de pequena intensidade na parte do espectro próxima do violeta, sendo usada em lanternas para verificar fluorescência e também com efeitos decorativos e bailes e vitrines. A radiação fraca destas lâmpadas não é prejudicial às pessoas e por isso não existem restrições quanto ao seu uso. Por outro lado as lâmpadas de ultravioleta de vidro transparentes são lâmpadas que emitem radiação ultravioleta de alta intensidade numa faixa mais ampla do espectro sendo utilizadas em diversos tipos de aplicações como bactericida, para apagar memórias EPROM, para gravação em placas fotosensíveis, etc. A radiação destas lâmpadas é perigosa para os nossos olhos, devendo portanto sempre serem utilizadas em locais vedados, nunca de modo que sua luz chegue até nossa vista.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia