Medidas de Tensão com o Multímetro (DUV130)

Montei um pequeno inversor para alimentar uma lâmpada fluorescente a partir de pilha. O artigo indica que a tensão na saída chega aos 300 V. No entanto, quando vou medir com o multímetro ele não indica mais do que 40 V. O que está errado?

 

Multímetros analógicos comuns possuem uma resistência de entrada que carrega o circuito medido. Por exemplo, um multímetro de 5 000 ? por volt, quando na escala de 0 - 100 V representa uma resistência de 500 k. Essa resistência ligada na saída de um inversor, por exemplo, carrega o circuito e a tensão tem seu valor reduzido. O valor que o multímetro indica não é portanto a tensão real, mas sim uma tensão menor do que a que existe quando não há nada ligado na saída ou está ligada uma carga de baixo consumo. Para ter uma indicação mais próxima do real, é preciso ter um multímetro de maior sensibilidade. Acrescente a isso o fato de que a tensão de saída que você está medindo não é senoidal.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Chegou 2021 (OP028)

Sim, 2021 chegou e com ele o futuro. As coisas não mais serão como antes e durante todo o ano da pandemia estivemos nos preparando para isso. Analisando as tendências do futuro, o que abordamos em interessante artigo que se encontra no site assim como teremos a versão em vídeo, percebemos que o mundo da tecnologia talvez seja um dos mais afetados pelas mudanças.

Leia mais...