O Site do Hardware Livre - OSHW

Utilizando o MultiSIM BLUE (ART2285)

Introdução ao MultiSIM Blue da Mouser Electronics – Software de Simulação de Circuitos

 O MultiSIM Blue é uma das ferramentas poderosa totalmente gratuita muito simples de usar pelos de circuitos eletrônicos.

A versão gratuita pode ser baixa a partir do site da National em http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/component/content/article/34-news/latest/9894-chegou-o-multisim-blue-gratis-not296 

Já estamos com nossa seção de Circuitos Simulados no MultiSIM Blue que terá uma enorme quantidade de blocos básicos e projetos completos totalmente simulados neste programa, com os arquivos que abrem no Multisim Blue disponível.

Como estas simulações já levam a Mouser Electronics que as gera em função dos componentes de seu estoque, as simulações de nossa outra seção de Circuitos Simulados, não são compatíveis.

 

Começando com MultiSIM BLUE

Em sua versão gratuita MultiSIM Blue da Mouser Electronics (www.mouser.com) é o programa que indicamos neste artigo dada sua utilidade imediata tanto para os ainda iniciantes e estudantes, como para os profissionais que desejam dominar um software de grande potencial para a criação de projetos numa empresa.

Além disso, é o software usado nos cursos de engenharia de muitas faculdades.

O MultiSIM Blue é o primeiro simulador de circuitos interativo do mundo, existindo diversas versões, inclusive com mais recursos (não gratuita) desde sua criação como EWB ou Electronics Workbench há muitos anos atrás..

Um ponto importante quando se projeta e simula um circuito num software é ter a garantia que ele conheça os componentes usados.

O MultiSIM Blue se baseia no enorme acervo da componentes da Mouser contando com milhares deles.

Cada componente da enorme base de dados pode ser localizado facilmente e todos podem ser usados sem problemas num mesmo circuito.

Outra característica do MultiSIM Blue que merece ser ressaltada é o fato dos componentes serem interativos e animados.

Por interatividade entendemos o fato de que os componentes podem ter seus valores alterados instantaneamente num projeto, mesmo durante a simulação, permitindo ao projetista ver o que acontece.

Por animação entendemos o fato de que LEDs, Lâmpadas, Displays de 7 segmentos mudam a sua aparência na tela quando são devidamente excitados. Os LEDs realmente acendem e os Displays apresentam os números ou símbolos programados.

 

 

Inicializando Corretamente o MultiSIM Blue

Uma vez instalado no seu computador o MultiSIM Blue, o leitor pode clicar no ícone de abertura para obter a tela de acesso ao programa que é a mostrada na figura 1.

 

 

Figura 1 – Tela de acesso ao programa
Figura 1 – Tela de acesso ao programa

 

 

Clique então na linha de acesso ao MultSIM Blue conforme a figura abaixo. Abindo a janela de seleção,, clique em “launch MultiSIM Blue”.

 


É necessário clicar em MultiSIM BLUE, caso você tenha outro MultiSIM instalado em seu computador.

 

 Abre-se então a tela de instalação mostrada na figura 3.

  

Figura 3 – Tela de abertura, avisando que o MultSIM BLUE será aberto
Figura 3 – Tela de abertura, avisando que o MultSIM BLUE será aberto

 

 Clicamos então em Launch MultiSIM para a abertura do programa com a obtenção da área de trabalho, como mostra a figura 4.

  

Figura 4- Área de trabalho e barra de ferramentas
Figura 4- Área de trabalho e barra de ferramentas

 

 

Nessa tela destacamos as seguintes áreas de controle e trabalho:

Menu principal

Ferramentas para gravar, salvar ou imprimir

Informação sobre o status do programa

Ferramentas do MultiSIM

Ferramentas de componentes e instrumentos reais

Ferramentas de componentes básicos e acessórios ideais

Chave de ativação do circuito (I/O)

Área de trabalho

Barra de rolagem vertical

Barras de instrumentação virtual

Barra de rolagem horizontal

Nome do circuito em projeto

Barra de ferramentas do sistema operacional

Comandos para maximizar, fechar ou reduzir

 

Uma vez que essa tela tenha sido aberta, podemos começar justamente colocando na área de trabalho alguns componentes virtuais para a montagem de um circuito muito simples. Esta montagem será feita em fases.

 

 

Primeira Fase – Escolhendo a Base de Dados

O MultiSIM Blue conta com duas bases de dados de onde podemos escolher os componentes usados no nosso projeto.

A “Master Database” que contém um número limitado de componentes básicos e a Mouser Database que contém milhares de componentes comuns que usamos frequentemente.

É essa a base que usamos para os projetos que geramos para a nossa seção e que o leitor deve utilizar para seus projetos com componentes comuns (que podem ser adquiridos na Mouser) .

A seleção da Mouser Database é feita clicando-se na seta indicada na figura e na opção da janela que se abre 5.

 

Figura 5 – Selecionando a Mouser Database
Figura 5 – Selecionando a Mouser Database

 

 Para o caso dos transistores, a nova janela passará a ter centenas de tipos de transistores comuns e não apenas 4, como na base Master, conforme mostra a figura 6.

  

Figura 6 – A base de dados de transistores da Mouser – tipos de dezenas de fabricantes
Figura 6 – A base de dados de transistores da Mouser – tipos de dezenas de fabricantes

 

 

 Segunda Fase – Um capacitor e um Resistor na Área de Trabalho

Na barra de componentes genéricos ou básicos temos diversos grupos como fontes de alimentação, acessórios, componentes passivos básicos, diodos, transistores, circuitos integrados analógicos, digitais, instrumentos, etc.

Clicando num desses grupos temos duas opções: se clicarmos na seta, de um dos quadros dos componentes virtuais, abre um quadro com a relação de componentes dispostos verticalmente e com a denominação.

Se clicarmos na caixa em que está o símbolo do componente (resistor), abre um quadro com os componentes dessa família existentes nessa caixa. Esses componentes incluem os resistores, capacitores, transformadores, etc. A figura 7 mostra como colocar estes componentes na área de trabalho.

 

Figura 7 – Abrindo a caixa de componentes do grupo dos resistores.
Figura 7 – Abrindo a caixa de componentes do grupo dos resistores.

 

 

Para colocar um desses componentes na área de trabalho, basta clicar no botão esquerdo do mouse, selecionando o componente e arrastando-o até o local de trabalho. Depois é só soltar.

Por exemplo, se clicarmos num resistor, arrastamos R1 até a área de trabalho. Clicando novamente sobre o botão esquerdo do mouse, fixamos esse componente na área de trabalho. No caso, o resistor é R1 de 1 k Ω. Mais adiante veremos como mudar o valor desse componente.

Se clicarmos novamente num resistor e o colocarmos em outro ponto da área de trabalho ele ainda terá o valor básico de 1 k Ω (que poderá ser modificado), mas aparecerá como R2 e assim por diante, conforme mostra a a figura 8.

 

 

Figura 8 – Colocando mais um resistor (R2) na área de trabalho
Figura 8 – Colocando mais um resistor (R2) na área de trabalho

 

 

Da mesma forma que no caso do resistor, podemos arrastar até a área de trabalho e nela fixa um capacitor de 1 µF. Mais adiante veremos como mudar o valor desse componente.

 

 

Terceira Fase – Mais componentes – Mudando de Posição

Vamos um pouco adiante com nosso projeto, inicialmente clicando na caixa de terra (A) para colocarmos na área de trabalho dois componentes mais.

O primeiro é uma bateria de 12 V e o segundo, que vamos usar duas vezes, é o símbolo de terra colocados nos pontos indicados na figura 9.

 

 Figura 9 - Inserindo a bateria de 12 V.
Figura 9 - Inserindo a bateria de 12 V.

  

Figura 10 – Inserindo o terra.
Figura 10 – Inserindo o terra.

 

 Uma operação interessante será agora feita com o capacitor C1 e que serve de exemplo para qualquer outro componente com que estivermos trabalhando.

Se posicionarmos o cursor sobre C1 e colocarmos no botão direito, abre a caixa de diálogo (B) da figura 10.

  

Figura 11 – Rodando ou mudando de posição
Figura 11 – Rodando ou mudando de posição

 

 Nessa caixa temos diversas coisas que podemos fazer com o componente.

Flip horizontal, por exemplo, significa transpor uma figura da esquerda para direita. Veremos isso ao trabalhar com alguns instrumentos. Flip vertical significa virar de cabeça para baixo.

Por outro lado 90 clockwise significa girar de 90 graus no sentido horário. CounterCW significa girar no sentido anti-horário. Escolhemos a opção (C) para o capacitor de modo a girá-lo para que fique na posição vertical, conforme já podemos ver em (F).

 

Quarta Fase – Interligando os componentes e preparando para a Simulação

Uma das operações mais importantes no uso do MultiSIM Blue no desenvolvimento de um projeto consiste em se fazer as interligações dos componentes.

 

Obs.: Se você se arrependeu de ter colocado um componente na área de trabalho, basta clicar sobre ele para selecioná-lo e pressionar delete.

Você pode mudar o componente de lugar à vontade selecionando-o e arrastando-o.

 

Para isso, basta posicionar o cursor na ponta do terminal de um componente e pressionar o botão esquerdo do mouse, mantendo-o assim. Aparece uma pequena pinta vermelha se a conexão foi feita e então arrastando-o podemos levar a conexão, puxando um fio, a outro componente.

Fazemos isso a partir de (A) puxando uma conexão até (B) e de (C) até o terra em (D) no projeto mostrado na figura 12.

 

Figura 12 – Interligando os componentes
Figura 12 – Interligando os componentes

 

 Vamos acrescentar um multímetro que está na barra vertical de instrumentos do lado direito, conforme mostra a figura 13.

  

Figura 13 – Colocando o multímetro na área de trabalho
Figura 13 – Colocando o multímetro na área de trabalho

 

 Puxamos o instrumento e o posicionamos também trazendo até a área de trabalho um terra adicional para sua conexão.

 

Quinta Fase – Ligação do Instrumento e Simulação

A fase seguinte nesse projeto muito simples consiste em ligar o multímetro fazer suas ligações de conforme mostra a figura 14. Clicando nele, abre o seu painel, conforme mostra a mesma figura.

 

Figura 14 – Ligando o multímetro
Figura 14 – Ligando o multímetro

 

 Com isso o circuito estará pronto para a simulação.

Se o aluno esquecer de fazer alguma ligação e tentar simular, o MultiSIM vai lhe mandar uma mensagem de alerta, como “componente sem ligação”, etc.

Para simular, clique na chave I/O de modo a ativar o circuito. Veja que, dependendo de como a área de trabalho foi personalizada, a chave pode estar em outra posição da tela (figura 15).

  

Figura 15– A simulação
Figura 15– A simulação

 

 Imediatamente o leitor observará que o voltímetro vai mudar e indicar 12 V que é a tensão aproximada no ponto indicado do circuito.

 

Sexto Passo – Alterando Componentes

Se bem que possamos mudar de valor componentes em plena simulação, quando possível será interessante desligar a chave I/O para fazer isso.

As mudanças de valores de componentes são feitas clicando-se sobre o componente como R1 (A) abrindo a caixa de diálogo (B), conforme mostra a figura 16.

 

Figura 16 – Alterando o componente
Figura 16 – Alterando o componente

 

 Nessa caixa selecionamos a função propriedades (properties), clicando nela com o botão direito do mouse.

Aparece então a caixa de diálogo mostrada em (B) na figura17. Nessa figura, o componente selecionado é (A) o resistor que vamos alterar o valor.

 

Figura 17 – Alterando o valor na caixa azul
Figura 17 – Alterando o valor na caixa azul

 

 Podemos então escrever o novo valor do resistor R1 na caixa (C). Veja que não se admitem valores com letras 3k7, por exemplo.

O multiplicador, se for usado, pode ser escolhido na caixa (D). As setas mudam de kΩ para cima para MΩ e GΩ e para baixo para mΩ, etc.

Uma vez escolhido o novo valor do componente basta dar o OK em (E) e teremos a mudança do componente.

Usaremos essa caixa com qualquer componente para selecionar no nosso circuito o valor usado. Por exemplo, para o capacitor, teremos as unidades em Farads com as mesmas possibilidades de alterações. Na caixa (D) nesse caso, aparecem os submúltiplos nF, pF, etc.

Feita a alteração do componente, numa nova simulação pode ser feita, com a indicação da tensão no voltímetro.

 

 

Criando uma lista de materiais

É possível criar uma lista de materiais e verificar junto a Mouser Electronics, preço e disponibilidade. O vídeo abaixo mostra como é possível fazer isso.

Opinião

Mudanças e Eventos (OP174)

Os internautas que navegam de forma mais frequente em nosso site devem estar notando as mudanças. Uma nova apresentação, uma nova organização do conteúdo e muito mais. Muitas coisas novas estarão sendo levadas a todos que nos acessam. Depois de vários anos apenas inserindo conteúdo, sua quantidade aumentou muito e muitas coisas mudaram em termos de tecnologia de internet. Temos de acompanhar.

Leia mais...

BUSCA DATASHEET

N° do componente->   (Como usar este quadro de busca)


Barco
Quem geralmente diz: Estamos todos no mesmo barco é aquele sujeito que é dono do único salva-vidas a bordo da canoa virada.
Ambroise Bierce (1842 1914) Dicionário do Diabo - Ver mais frases


Instituto Newton C Braga
Entre em contato - Como Anunciar - Políticas do Site

Apoio Social
Lions Clube de Guarulhos Sul SOS Mater Amabilis
Advertise in Brazil
If your business is Electronics, components or devices, this site is the correct place to insert your advertisement (see more)