Controles PWM podem ser implementados com mais facilidade com a utilização dos circuitos integrados DRV8412/22/32 da Texas Instruments (www.ti.com). Neste artigo focalizamos algumas características destes circuitos com exemplos práticos. Uma literatura mais completa pode ser obtida no datasheet do componente disponível no site da empresa. O artigo é de 2010, assim nesta revisão de 2012, é importante recomendar que seja consultado o fabricante dos componentes sobre o eventual lançamento de produtos mais recentes exercendo as mesmas funções.

Esses circuitos contém todos os elementos necessários ao controle PWM de motores a partir de sinais de microcontroladores, como os MSP430 da Texas, oferecendo assim a possibilidade de aplicações compactas e inteligentes, Na figura 1 temos o circuito básico de aplicação destes componentes.

 

Figura 1 - Circuito básico de aplicação simplificado.
Figura 1 - Circuito básico de aplicação simplificado.

 

Conforme podemos ver estes componentes consistem em controles duplos que podem ser utilizado em motores DC com escovas ou em motores de passo. Eles também podem ser utilizados em motores sincronizados de três fases com imãs permanentes e em atuadores e bombas. Instrumentos de precisão e aplicações robóticas também se beneficiam das características destes componentes.

As diferenças dos três tipos está nas características. Assim, o DRV8412 é do tipo power pad down fornecendo 2 x 3 A de saída contínua ou 2 x 6 A de pico. O DRV8422 é do tipo power pad up e fornece 2 x 5 A de saída ou ou 2 x 9 A de pico. Finalmente o DRV8432 é do tipo power pad up com 2 x 7 A de saída contínua ou 2 x 12 A de pico.. A frequência de operação PWM vai até 500 kHz. Não é necessário usar snubber ou diodo Shottky externamente.

Na figura 2 temos um primeiro circuito de aplicação em que o componente é utilizado para controlar dois motores separadamente a partir de um microcontrolador MSP430.

 

Figura 2 - Modo de aplicação num circuito com o MSP430.
Figura 2 - Modo de aplicação num circuito com o MSP430.

 

Na figura 3 temos um segundo circuito em que as etapas são ligadas em paralelo para se obter maior capacidade de corrente no controle de um único motor. Neste circuito também o controle é feito a partir de um microcontrolador MSP430.

 

Figura 3 - Circuito de aplicação no modo paralelo.
Figura 3 - Circuito de aplicação no modo paralelo.

 

Datasheet do DRV8412

 


Opinião

Novos tempos (OP213)

O mundo mudou. Depois da pandemia e também da guerra na Ucrânia o mundo será outro. Estamos presenciando e percebendo isso. Já não somos mais os mesmos.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia