Projetando Soluções Wireless Digitais (ART1791)
- Detalhes
- Publicado: Sábado, 14 Junho 2014 06:16
- Escrito por Newton C. Braga
Em dois artigos em que descrevemos as montagens dos transmissores para espionagem Spyfone I e Spyfone II, utilizamos a tecnologia analógica tradicional que é bastante acessível, se bem que seja superada. Apesar de oferecer bons resultados dentro do que propomos, hoje existem tecnologias muito mais avançadas para soluções sem fio usando transmissão digital. A Texas Instruments (www.ti.com) oferece diversas plataformas para o desenvolvimento de soluções digitais sem fio e é delas que trataremos neste artigo.
Os sistemas de comunicação digital para curtas distâncias apresentam inúmeras vantagens em relação aos analógicos antigos, sendo por isso, utilizado praticamente em todos os tipos de equipamentos que utilizam esta modalidade de comunicação.
Além de poderem contornar os sinais interferentes, que ocorrem em ambientes ruidosos, eles são praticamente à prova de intercepção e têm uma capacidade de inclusão de informações muito grande.
Assim, além da possibilidade de se transmitir som com grande fidelidade no formato digital, dados e até mesmo imagens podem ser transferidas de um local a outro.
Existem hoje mais de uma dúzia de tecnologias diferentes que podem ser utilizadas nas comunicações sem fio a curtas distâncias, tais como:
Padrão IEEE 802.15
Personal Area Networks (PAN)
RF Sub- 1 GHz
RF 2.4 GHz
RFID/NFC
GPS
Estas tecnologias são então aplicadas numa grande quantidade de aplicações práticas, tais como:
Sistemas de alarme e segurança
Aplicações automotivas
Automação residencial e iluminação
Medidas e controle de energia
Eletrônica de consumo portátil
Equipamentos médicos
Controles remotos
Som sem fio
Quem sabe, o novo produto que o leitor pode desenvolver com estes recursos seja a o Spyfone III, um espião eletrônico indetectável e de qualidade excepcional de som, e que, além disso, pode ser desativado remotamente por um sinal de controle, em caso de ameaça de localização.
A escolha de qual ferramenta de desenvolvimento utilizar depende da aplicação, ficando difícil para um projetista menos experiente fazer a escolha.
A Texas Instruments, além das ferramentas de desenvolvimento, tem uma documentação técnica que facilita o trabalho do projetista na escolha da solução ideal para o seu caso.
Trata-se de um manual de 65 páginas em que se detalha cada ferramenta com suas aplicações, suas características e o acesso a ferramenta de desenvolvimento e kits.
O documento em PDF de 6 Mb, com o código slab056c, pode ser acessado no link abaixo.
http://www.ti.com/lit/sg/slab056c/slab056c.pdf
Veja pelo índice o que aborda este documento.