Escrito por: Newton C. Braga

A dificuldade maior que muitos leitores encontram quando desejam projetar um circuito, ou ainda testar um circuito, é ter de investir em componentes que nem sempre são fáceis de obter em sua localidade e, além disso, ter o trabalho de fazer uma montagem em matriz de contato.

Muitas vezes a montagem apresenta um problema que não se deve ao circuito em si, mas à própria montagem que tem um componente invertido, com mau contato ou com valor errado.

Esse problema pode ser evitado com a simulação do circuito em computador. O MultiSIM é a ferramenta ideal que usamos há muitos anos, sempre com sucesso.

Antes de montar um circuito ou testar uma configuração, verificamos se ela funciona no MultiSIM e até otimizamos seu funcionamento com a alteração de valores de componentes.

Assim, somente depois que temos certeza de que tudo está em ordem passamos à sua montagem em matriz, com os componentes que levem aos resultados esperados.

Não temos o risco de ter de investir em componentes que não vão dar certo e ainda se não funcionar temos certeza de que o problema não é do circuito, mas sim de nossa montagem.