Um caso citado como exemplo nos livros de eletrônica é o de John Elton que morreu eletrocutado ao apagar com água um incêndio em seu televisor.

Evidentemente, todos os que trabalham com eletricidade sabem que água e eletricidade não se dão bem já que a água da torneira, e mesmo da chuva e de nascente é sensivelmente condutora em função das substâncias minerais que contém dissolvida.

Qualquer aparelho eletrônico conectado à rede de energia, mesmo tendo dispositivos de proteção, pode provocar incêndios, e mesmo no Brasil temos notícias de casos de prédios inteiros queimados por este motivo.

 

O que fazer se um equipamento eletrônico estiver "pegando fogo"?

Certamente, muitos profissionais não gostariam de ficar pensando numa resposta coerente justamente no momento em que um televisor, monitor de vídeo ou outro equipamento caro estivesse em chamas ameaçando sua casa ou sua oficina.

A resposta precisa estar memorizada para que os procedimentos corretos sejam adotados.

 

Estes procedimentos são os seguintes:

  • Desconectar imediatamente o aparelho da rede de energia se o cabo estiver em condições acesíveis. Se estiver queimando ou ainda em curto isso não deve ser feito com as mãos limpas, mas sim com ajuda de um pano grosso, toalha ou outro recurso.
  • Se o fogo se encontra concentrado apenas no aparelho, pode-se abafá-lo com uma manta ou toalha. O uso da água só deve ser feito se o aparelho já tiver sido desligado da rede de energia. Lembre-se que uma grande quantidade de água pode fazer mais estragos que o fogo.