Este artigo faz parte do livro Instalações Elétricas Sem Mistérios, publicado em 2005. Diversas alterações e melhorias nas instalações são regidas por normais atuais. Veja nota no final do artigo.

 

Tomadas Para Máquinas de Lavar e Secar Roupas

Conforme sabemos (veja outros artigos desta seção de eletricidade), o excesso de corrente leva uma tomada a um rápido dano pelo aquecimento, que culmina com a deformação das partes plásticas e posteriormente, o perigoso curto-circuito.

Além disso, no caso de máquinas de lavar roupas, máquinas de lavar pratos ou de secagem, a presença de umidade constante aumenta a probabilidade de problemas, pois esta umidade tende a atacar o metal dos contatos.

Assim, recomenda-se que aparelhos de alto consumo e que, portanto drenem correntes elevadas, não usem plugues e tomadas comuns, como as encontradas nos eletrodomésticos de menor potência.

Existem plugues e tomadas especiais projetados para suportar correntes elevadas, como as de máquinas de lavar e que portanto, não apresentam a curto prazo o problema do desgaste e deformação pelo calor gerado nos contatos.

Na figura 1 temos um exemplo de plugue e tomada de alta corrente.

 

Tomada e plugue de alta corrente (aparelhos acima de 500 W).
Tomada e plugue de alta corrente (aparelhos acima de 500 W).

 

O primeiro ponto importante na troca de uma tomada para uma máquina de lavar roupas é verificar se o fio usado tem espessura compatível com a corrente drenada. Um fio mais grosso nessa instalação sempre é recomendável, principalmente se for feita uma extensão para esta finalidade.

Depois, a troca é simples, verifique o procedimento na figura 2.

 

Procedimento para a troca da tomada.
Procedimento para a troca da tomada.

a) Desligue a chave ou disjuntor que alimenta o setor em que está a tomada.

b) Retire a tomada antiga, usando as ferramentas apropriadas.

c) Verifique se as pontas dos fios estão em bom estado para uma conexão. Descasque a ponta um pouco mais se for necessário para garantir bom contato, ou ainda, se o fio for do tipo "cabo", corte um pedaço, se notar que ele perdeu alguns fiapos no processo de retirada, ficando mais fino, conforme figura 3.

 

Preparando os fios.
Preparando os fios.

 

d) Coloque a tomada nova com cuidado, prendendo bem os fios de modo a garantir um contato perfeito.

Se necessário, troque o plugue do cabo de alimentação da máquina de lavar ou outro eletrodoméstico que vai ser usado na tomada. Isso vai ocorrer se o plugue original não servir na tomada nova.

Para isso, siga o procedimento apresentado na figura 4.

 

Instalando o plugue.
Instalando o plugue.

a) Retire o plugue antigo, desmontando-o e soltando as pontas dos fios.

b) verifique o estado das pontas dos fios, cortando-as, caso estejam muito ruins (desgastadas, com sinais de oxidação ou ainda com fiapos a menos).

c) descasque o comprimento necessário para fazer a conexão ao plugue novo.

d) Coloque o plugue novo, apertando bem os fios e verificando os isolamentos.

Depois disso, é só experimentar o novo conjunto, observando que a conexão neste caso é muito melhor e que o plugue e a tomada não mais se aquecem quando o eletrodoméstico entra em funcionamento.

 

 

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes