Este artigo é baseado no livro Instalações Elétricas Sem Mistérios, de nossa autoria, publicado em 2005. Veja no final do artigo algumas sugestões de leitura adicionais e as nota sobre as novas normas para instalações em nosso país.

Conforme sabemos de outros artigos na seção de eletricidade , ao falarmos dos choques, as condições piores para a segurança do usuário ocorrem na presença de umidade ou mesmo de água.

Desta forma, os eletrodomésticos que operam com água e drenam correntes elevadas, representam um potencial de risco dos maiores, devendo ser tomadas precauções especiais com seu uso e alimentação.

Nestes artigos também vimos que, qualquer corpo em contato com a terra descarrega-se, logo, se um fio que tenha um potencial de choque (fio vivo da rede) tocar em algo que esteja ligado na terra, ocorre um curto e os fusíveis ou disjuntores são abertos. No local do curto o potencial cai a zero e o perigo de choque é minimizado.

Da mesma forma, se houver uma fuga qualquer de corrente que possa causar choques, se entre ela e o usuário existir um caminho mais curto para à terra, o usuário ficará protegido,

 

 Deve haver uma proteção para evitar que fugas causem choques.
Deve haver uma proteção para evitar que fugas causem choques.

 

Assim, a melhor proteção que pode existir para os usuários destes eletrodomésticos é a ligação da carcaça ou qualquer parte que eventualmente possa ficar submetida à tensão da rede, à terra.

Veja que, neste caso, não é conveniente usar o neutro da tomada para esta ligação, pois mesmo estando ligado a terra na instalação, pode perfeitamente ocorrer uma interrupção neste circuito que elimina toda a segurança desejada, não evitando o choque (figura 2).

 

 Uma falha no neutro pode levar a perigo de choques.
Uma falha no neutro pode levar a perigo de choques.

Nestes eletrodomésticos é utilizado um terceiro fio para ligação a terra (figura 3).

 

 Tomada de três pinos com fio para ligação à terra.
Tomada de três pinos com fio para ligação à terra.

 

Este terceiro fio corre pelo mesmo duto dos fios de alimentação, então, se houver possibilidade, é ligado a uma barra enterrada profundamente no solo nas proximidades da tomada (figura 4).

 

 Ligação à barra de terra.
Ligação à barra de terra.

 

Para ligação desses eletrodomésticos normalmente são usadas tomadas e plugues especiais do tipo 2P + T (dois pólos mais terra), e recomendações especiais são dadas para seu uso.

Na figura 5 damos um exemplo de instalação do fio terra para a ligação de uma bomba d'água usada em lavagens domésticas e de veículos, que representa um perigo em potencial de choques sem esta conexão.

 

 Colocando a ligação à terra numa bomba de lavagem doméstica.
Colocando a ligação à terra numa bomba de lavagem doméstica.

 

A PROTEÇÃO NÃO É SÓ DO USUÁRIO

Alguns aparelhos eletrônicos são muito sensíveis às variações da tensão da rede de energia que ocorrem sob diversas condições.

Nestes aparelhos existem dispositivos de proteção, mas eles somente são eficientes se houver uma conexão do aparelho à terra.

Ocorre que computadores, secretárias eletrônicas, aparelhos de videocassete, rádios-relógios e muitos outros possuem componentes de uma tecnologia denominada CMOS,que possuem finíssimas camadas de óxido isolante muito sensíveis a descargas elétricas.

Qualquer aumento de tensão num circuito, devido a uma descarga de um raio nas proximidades ou mesmo a ligação de aparelhos nas proximidades (que causem variações) pode "furar" esta capa, danificando de modo permanente o circuito eletrônico.

A proteção é feita por meio de dispositivos denominados varistores, que conduzem o excesso de tensão, devendo desviá-lo para a terra. Assim, a conexão a terra é indispensável para que tais dispositivos funcionem.

Em tais aparelhos já é previsto o plugue de três fios (figura 4) que deve ser ligado numa tomada que tenha o fio terra, conforme vimos no item anterior.

Neste caso, a ligação a terra não protege apenas o usuário que pode acidentalmente tocar em algum ponto de caixa, mas o próprio aparelho contra os chamados surtos e transientes que se propagam pela rede de energia.

 

 

Observação importante:

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes