Este artigo foi preparado com base em texto do livro "Instalações Elétricas Sem Mistérios" (2005). Veja no final as mudanças que ocorreram nas normas de instalações e que são adotadas atualmente.

Já falamos da importância da ligação a terra tanto para a proteção do usuário como do próprio equipamento (veja no item correspondente ao terra) e como exemplo importante falamos dos computadores.

As tomadas usadas na alimentação de computadores obedecem a um padrão especial em que a presença do fio terra é obrigatória.

Os computadores são dotados de plugues do tipo 2P + T (2 pólos + terra), e a sua ligação numa tomada que tenha fio terra é fundamental.

Conforme já foi explicado, os computadores possuem dispositivos eletrônicos extremamente sensíveis a surtos e transientes de tensão existindo dispositivos que os desviam para a terra evitando que causem danos.

No entanto, tais dispositivos somente são eficientes se tiverem para onde desviar esses surtos, ou seja, se forem ligados à terra.

Assim, a tomada de um computador deve ter dois fios que correspondem à alimentação propriamente dita e um terceiro que corresponde ao terra, conforme a figura 1.

 

Tomada de 3 pinos.
Tomada de 3 pinos.

 

O fio terra é do tipo rígido comum, calibre 18 ou 16, e deve ir ligado, numa extremidade ao pino correspondente da tomada e na outra a uma barra de metal enterrada no solo.

Essa barra de 1,5 a 3 metros de comprimento pode ser adquirida em qualquer casa de material elétrico. Ela será enterrada em local úmido, num ponto conveniente para o acesso do fio, por exemplo, junto à caixa de distribuição de energia por onde o fio pode chegar aproveitando os condutos da instalação normal.

Se o solo do local for arenoso ou muito seco, pode ser acrescentado um pouco de sal de cozinha e depois água para torná-lo condutor e assim diminuir a resistência de contato da barra, o que é importante para que ela tenha uma ação eficiente.

 

USANDO O NEUTRO COMO TERRA (Veja nota no final do artigo)

Existem casos em que o acesso à terra para uma ligação conforme o indicado é impossível. Isso ocorre, por exemplo, em apartamentos antigos ou que não possuam uma instalação elétrica em que tenha sido previsto um fio terra.

Como alternativa (não tão eficiente como o verdadeiro terra) o pólo neutro da rede de energia pode ser usado.

Conforme já falamos neste livro (veja neutro e terra), a empresa distribuidora de energia costuma ligar o pólo neutro da rede à terra, o que significa que eles teoricamente podem ser considerados a mesma coisa.

Na verdade, a diferença maior está no fato de que se houver uma interrupção do pólo neutro por um problema de funcionamento de uma rede, o terra também será interrompido perdendo toda sua finalidade protetora! Veja a figura 2.

 

Perigo de uma interrupção do condutor central.
Perigo de uma interrupção do condutor central.

 

Assim, podemos fazer a ligação do pólo correspondente ao terra da tomada no fio neutro, conforme sugere a figura 3.

 

Usando o neutro como terra (não recomendável)
Usando o neutro como terra (não recomendável)

 

A identificação do neutro é feita com ajuda de uma lâmpada neon, do tipo encontrado nos chamados "busca-pólo" que são chavinhas de fendas que possuem internamente uma lâmpada neon e um resistor limitador de corrente.

Segurando a chavinha por sua parte metálica, nosso corpo passa a ser o "terra" do circuito.

Assim, se encostarmos a ponta desta chavinha no pólo vivo, a corrente pode circular pela lâmpada e nosso corpo, ocorrendo seu acendimento.

Se encostarmos no neutro, o potencial será nulo, igual ao do corpo, não havendo circulação de corrente: a lâmpada permanece apagada.

Em outras palavras: a lâmpada acende no pólo vivo e permanece apagada no pólo neutro.

Ligamos então o pólo neutro (que não acende a lâmpada) ao terminal da tomada que corresponde ao terra.

Esta solução alternativa para ligação a terra de tomadas de computadores oferece uma segurança razoável para seu funcionamento.

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.