Este artigo faz parte do livro "Instalações Elétricas Sem Mistérios" (2005). Veja no final, a nota sobre as novas normas para instalações elétricas.

Os condicionadores de ar podem ser ligados diretamente em tomadas, mas seu consumo elevado exige algumas precauções.

Assim, conforme sugere a figura 1, a tomada deve ser usada apenas pelo condicionador, não devendo em hipótese alguma serem usados derivadores (benjamins) que permitam a conexão simultânea de outros aparelhos na mesma tomada.

 

Use tomada exclusiva para o condicionador - dimensionada para sua potência.
Use tomada exclusiva para o condicionador - dimensionada para sua potência.

 

Para os modelos de consumo elevado, deve ser empregada uma tomada de alta corrente de modo a evitar os problemas de correntes já analisados.

O fio terra é importante neste tipo de aparelho, pois sempre existe o perigo da ocorrência de fugas ou curtos para sua carcaça, o que poderia causar choques em quem tocasse no aparelho. Assim, a carcaça, que é ligada ao fio terra, deve ser devidamente aterrada. O uso do plugue de 3 pinos é fundamental, juntamente com a tomada para maior segurança, quando recomendado.

Se houver necessidade de um fio mais longo para ligação deste tipo de aparelho, por não haver uma tomada próxima, ele deve ter espessura compatível com a intensidade da corrente a ser conduzida.

A emenda do fio deve ser feita com cuidado para não ocorrerem problemas de funcionamento, dando-se preferência ao uso de um conector de alta corrente do tipo mostrado na figura 2.

 

Se usar extensões, devem ser alta corrente.
Se usar extensões, devem ser alta corrente.

 

De qualquer forma, não se recomenda que esta extensão tenha mais de 5 metros de comprimento para que não ocorram perdas que causem quedas de tensão no aparelho alimentado e com isso comprometam seu funcionamento.

 

 

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes.