Uma queda brusca de um aparelho ou ainda um movimento que a force quando instalada num aparelho pode causar a quebra da placa de circuito impresso. Se o problema for apenas na parte isolante, com uma rachadura que apenas afete a fixação ou a sustentação mecânica do aparelho, um pouco de cola epoxi ou super-bonder pode solucionar o problema, conforme mostra a figura 1.



Figura 1 – Colando uma placa com cola forte.


No entanto, essa rachadura pode afetar as trilhas de cobre do circuito impresso e que conduzem os sinais ou correntes de polarização do aparelho. Neste caso, o funcionamento do aparelho pode ser interrompido de maneira permanente ou então pode ocorrer o aparecimento de falhas intermitentes.  Essas falhas são do tipo que acontecem quando mudamos de posição o aparelho, quando batemos em sua caixa ou ainda quando tocamos em algum de seus controles. A solução para o problema está na inspeção visual que procure localizar o ponto em que existe uma interrupção de trilha.Depois, cortando um pequeno pedaço de fio comum rígido descascado fazemos uma "ponte" no local em que ocorre a interrupção, conforme mostra a figura 2.

Figura 2 – Emendando uma trilha interrompida numa placa de circuito impresso.


No local em que essa "ponte" deve ser feita o cobre da placa de circuito impresso deve ser raspado, para que a solda "pegue". Verifique se o problema não aparece em mais de um ponto da placa de circuito impresso que deve ser recuperada, pois numa rachadura é comum que tenhamos o problema em mais de um local. Verifique também se nenhum terminal de componente se soltou, ressoldando os que tenham este problema.