Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

Projetos

Um moderno amplificador a válvula com fones de ouvido

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Amplificadores a válvula sempre são os queridos dos entusiastas de áudio. Esse é um amplificador elaborado, com baterias e bluetooth integrado. Existe uma versão mais simples chinesa, mas o que realmente atrai nessa versão são os detalhes de projeto. A parte de resolução de problemas como impedância de saída e o uso de uma válvula pentodo EF95 faz desse projeto um destaque para quem ainda gosta de válvulas.

 

Web Server com ESP32 armazenando arquivos num cartão SD

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um esp32 é muito versátil. Fazer um servidor web nele não é tão simples quando se projeta do zero. O autor desse projeto descreve cada etapa utilizada para fazer o servidor web, bem como os detalhes de gravação e explicação do projeto. Além disso é disponibilizado o código fonte completo para que você possa fazer o mesmo.

 

Programação de Raspberry Pi Pico - um guia para iniciantes

O RP2440 é a mais nova aposta da fundação Raspberry pi para o aprendizado de microcontroladores. É uma alternativa mais poderosa em relação ao Arduino. Basicamente utiliza-se microPython para a programação. Pyhton é uma linguagem relativamente simples e fácil de aprender. Nesse tutorial, em inglês, o autor descreve os primeiros passos para o entusiasta.

 

Tecnologia e Cultura

Drone com IA e monitoramento em tempo real de faces e trânsito

E se eu disser agora, os Drones podem encontrar criminosos e usar IA para detectar o rosto dos criminosos e ajudar o governo a encontrar criminosos, pessoas perdidas. Sim, é verdade que agora você pode fazer seu próprio drone com um custo muito baixo que seja capaz de fazer todas essas coisas por conta própria e ajudar o governo a encontrar as pessoas e criminosos, terroristas, encontrar os bunkers e qualquer outra coisa a um custo muito baixo e de maneira muito eficaz. Você pode fazer isso sozinho com uma raspberry 4. Veja no artigo a íntegra do projeto.

 

Explorando um opensource que realmente está em um chip RISC-V

Esse artigo aborda de forma ampla e explicativa (no video abaixo), a questão da parte opensource de um chip RISC-V. Ele começa com o básico, examinando as várias camadas de um computador, desde o nível do usuário até a arquitetura do conjunto de instruções. É uma cartilha que pode ser assistida até mesmo para aqueles familiarizados com o tópico e fornece um histórico completo para o surgimento do RISC-V.

Video - https://youtu.be/VdPsJW6AHqc

 

Demonstrando o problema do pendulo do mars rover com um drone na Terra


| Clique na imagem para ampliar |

 

O sistema de guindaste do céu usado nos rovers Perseverance e Curiosity Mars é um problema de sistema de controle desafiador que despertou a curiosidade de [Nicholas Rehm]. Limitado à Terra, ele decidiu investigar o problema usando um drone e uma pedra. A configuração e os testes são simples, mas ilustram claramente o problema enfrentado pelos engenheiros da NASA.

Assista ao Video - https://youtu.be/6KsFICAE1vE

 

Extras

Como permanecer otimista

Estes são tempos desafiadores para se manter energizado e otimista. O autor oferece quatro conselhos para ajudar a tornar você e seus colegas mais otimistas: 1) Insista na execução precisa, mas dê espaço para a “tolice organizacional”; 2) Convide todos a se tornarem solucionadores de problemas e, em seguida, dê-lhes espaço para consertar as coisas; 3) Não defenda apenas novas ideias; fortalecer relacionamentos pessoais; e 4) Para combater tantas más notícias, compartilhe todas as boas notícias.

 

STM32 Cube IDE

STM32CubeIDE é uma ferramenta de desenvolvimento multi-SO completa, que faz parte do ecossistema de software STM32Cube. STM32CubeIde Board PhotoSTM32CubeIDE é uma plataforma de desenvolvimento C / C ++ avançada com configuração periférica, geração de código, compilação de código e recursos de depuração para microcontroladores e microprocessadores STM32. Ele é baseado na estrutura Eclipse® / CDT e no conjunto de ferramentas GCC para o desenvolvimento e no GDB para a depuração. Ele permite a integração de centenas de plug-ins existentes que completam os recursos do Eclipse® IDE. O STM32CubeIDE integra a configuração do STM32 e as funcionalidades de criação do projeto do STM32CubeMX para oferecer experiência de ferramenta tudo-em-um e economizar tempo de instalação e desenvolvimento. Após a seleção de um STM32 MCU ou MPU vazio, ou microcontrolador ou microprocessador pré-configurado a partir da seleção de uma placa ou da seleção de um exemplo, o projeto é criado e o código de inicialização gerado. A qualquer momento durante o desenvolvimento, o usuário pode retornar à inicialização e configuração dos periféricos ou middleware e regenerar o código de inicialização sem impacto no código do usuário.

 

Leitura da semana

Arriscando a própria pele: assimetrias ocultas no cotidiano

“Nunca confie em alguém que não arrisca a própria pele”, diz Taleb. Por que não devemos escutar pessoas que só falam em vez de agir? Por que empresas entram em falência? Por que existem mais escravos hoje do que nos tempos romanos? Por que impor a democracia em outros países nunca funciona? A resposta: muitas das pessoas que estão no comando do mundo não arriscam a própria pele. Neste livro provocativo, Nassim Nicholas Taleb mostra que colocar a pele em jogo se aplica a todos os aspectos da vida. Tem a ver com ter algo a perder e correr riscos. Em seu estilo belicoso e inimitável, Taleb cria uma estrutura surpreendente para entendermos esta ideia. Assim como A lógica do cisne negro na crise financeira de 2007. Arriscando a própria pele chega, em 2018, no momento exato para nos desafiar e nos fazer repensar tudo aquilo que imaginávamos saber.