Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

10 mecanismos de robô para você utilizar no seu projeto

https://hackaday.com/2020/12/25/ten-robot-mechanisms-for-your-design-toolbox/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

A convergência da mecânica e da eletrônica na robótica traz consigo muitos desafios. Graças à impressão 3D e aos componentes de baixo custo, é possível experimentar de forma rápida e fácil uma variedade de mecanismos robóticos para vários casos de uso. O video abaixo são 10 exemplos de desing de Paul Gould, que ele irá abrir em breve, para que você possa utilizar em seu projeto.

Vídeo - https://youtu.be/J_NQYY9a5-E 

 

LEDs discretos para um micro-display

https://hackaday.com/2020/12/24/discrete-leds-make-a-micro-display/  

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto por si só já é interessante. Mas um projeto de matriz de leds é uma das coisas mais legais que você vai ver hoje. A foto acima é um exemplo de um projeto simples para fazer(faremos um aqui em pouco tempo!) e utilizar em algum projeto. Seja ele um relógio, um display e ainda qualquer projeto que você possa utilizar um display de leds!

 

Computador de 8 bits com TTL da linha 74LS

https://hackaday.com/2020/12/31/diy-8-bit-computer-knows-all-the-tricks/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Alguns projetos são um rito de passagem dentro de seus campos respeitados. Para a ciência da computação, construir o próprio computador a partir do zero certamente está entre esses projetos. Claro, não estamos falando sobre comprar componentes online e montar uma máquina x86 moderna.Queremos dizer construir algo mais próximo de um computador de 8 bits totalmente programável do zero, como este de baseado em chips lógicos 74LS.

Vídeo - https://youtu.be/R_gflIunANo 

 

Tecnologia e Cultura

Display OLED volumétrico

https://hackaday.com/2021/03/04/volumetric-oled-display-shows-bladerunner-vibe-curious-screen-tech/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse projeto é digno de uma obra de arte. A ideia a concepção de uma sequencia de display de OLEDs dando uma noção de profundidade e holograma. Simplesmente incrível!

Vídeo - https://youtu.be/sVv1oc14X1w 

 

Utilizando Amônia como Combustível

https://hackaday.com/2021/03/03/fueling-with-ammonia/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Há um grande esforço agora para encontrar fontes de energia com pegadas de carbono menores. A indústria de transporte marítimo, de acordo com o IEEE Spectrum, está caminhando para a amônia. A queima de amônia não produz CO2 e não é difícil de fazer. Não requer técnicas especiais de armazenamento como o hidrogênio e tem dez vezes a densidade de energia de uma bateria de íon de lítio moderna.

 

Analisando o “código fonte” da vacina para covid-19

https://hackaday.com/2020/12/26/analyzing-the-source-code-of-the-covid-19-vaccine/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Os programas de computador são escritos em código, que vem em muitas formas. No nível mais baixo, há código de máquina e assembly, enquanto linguagens de nível superior como C e Python pretendem ser mais legíveis por humanos. No entanto, o mundo natural também tem código-fonte, na forma de sequências de DNA e RNA que contêm o código para os blocos de construção da vida.

 

Extras

Acalme-se e escreva melhores emails

https://hbr.org/2021/02/slow-down-and-write-better-emails 

Muitas de nossas trocas hoje acontecem na forma escrita (ou digitada) - pense em e-mail, texto, mensagem instantânea - o que significa que ouvir em seu sentido tradicional foi substituído pela leitura de texto em uma tela. A falta de pistas como contato visual, tom de voz ou linguagem corporal para esclarecer o que outra pessoa quer dizer torna a comunicação digital um desafio. Em vez da linguagem corporal tradicional, ter a habilidade de ler e escrever com cuidado é essencial para organizações que desejam ter certeza de que suas equipes estão alinhadas e se destacam em nosso mundo virtual.

 

Sdcc - Small device C compiler

http://sdcc.sourceforge.net/ 

SDCC é um conjunto de compiladores padrão C (ANSI C89, ISO C99, ISO C11) com compilação cruzada e otimizando que se destina aos microprocessadores baseados em Intel MCS51 (8031, 8032, 8051, 8052, etc.), variantes Maxim (anteriormente Dallas) DS80C390, Freescale ( anteriormente Motorola) baseado em HC08 (hc08, s08), MCUs baseados em Zilog Z80 (z80, z180, gbz80, Rabbit 2000/3000, Rabbit 3000A, TLCS-90), Padauk (pdk14, pdk15) e STMicroelectronics STM8. O trabalho está em andamento para apoiar a meta pdk13 de Padauk; Os alvos Microchip PIC16 e PIC18 não são mantidos. SDCC pode ser redirecionado para outros microprocessadores.

 

Leitura da semana

Vestígios do Futuro - 100 anos de Isaac Asimov

https://amzn.to/3rsjRcS 

A homenagem que fazemos, aqui, é também um tributo à capacidade do ser humano em projetar-se no futuro e com essa ação conseguir implementar melhorias para renovadas projeções e preocupações civilizatórias. Vale a dedicatória de uma das obras de nosso autor: À Humanidade. E à esperança de que a luta contra a estupidez finalmente seja vitoriosa. (The Gods Themselves, 1972) Aquele que é capaz de se lançar dessa maneira adota como perspectiva o futuro, a partir de ações e realidades de hoje. Asimov foi um exímio projetista. Temos, aí, uma eterna gratidão com o autor homenageado. O exercício da imaginação e da criatividade trabalha sempre, conscientemente ou não, com elementos do nosso entorno real ou com elementos a ele muito próximos. Isso nos permite fazer um exercício mental de nova extrapolação, inversa, para um eterno “retorno” à realidade. Esse fenômeno acabou por se manifestar ao longo deste livro. E aqui temos uma gratidão também com todos os demais autores. O resultado fala por si mesmo: um estímulo para conhecermos os vestígios do Futuro, sustentados em Asimov.