Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Dispositivo anti-procrastinação

https://hackaday.com/2020/12/24/pir-sensor-in-a-jar-helps-you-keep-your-concentration/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Esse é um daqueles projetos que você vai rir. É um projeto de um NodeMCU com um sensor PIR que envia um comando por meio das bibliotecas da Adafruit IO para IFTTT. O dispositivo da imagem fica dentro de um recipiente onde caso você retire o celular para uma pausa em redes sociais (que pode durar horas!), o IFTTT será alertado e você pode fazer qualquer ação em relação a isso. Dê uma olhada no vídeo abaixo.

Vídeo - https://vimeo.com/488857122 

 

Campainha eletrônica com video num ESP32

https://hackaday.com/2020/12/22/diy-esp32-video-doorbell-locks-out-big-brother/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Não há dúvida de que ser capaz de ver quem está na sua porta a partir do seu computador ou dispositivo móvel é conveniente, e é por isso que o mercado está atualmente inundado com campainhas de vídeo. Infelizmente, nem sempre está claro quem mais tem acesso às imagens que esses dispositivos capturam. Organizações como a Electronic Frontier Foundation argumentaram que, ao instalar uma dessas câmeras conectadas à Internet em sua porta da frente, os consumidores estão inadvertidamente contribuindo para um sistema de vigilância em massa que poderia facilmente se voltar contra eles. O projeto é feito com uma placa especial com ESP32. Vale a pena dar uma olhada mais a fundo.

Vídeo - https://youtu.be/P4HT_PlZKZg 

 

Dando vida a um relógio antigo

https://hackaday.com/2020/12/23/racing-the-old-clock/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Keenan Rebera recentemente se deparou com um relógio de corrida(modelo chronoix cc3000) deixado para trás por um colega de quarto. Ele trabalhou para dar vida ao relógio com a funcionalidade de bluetooth. A natureza mecânica dos dígitos proporcionou um clique auditivo satisfatório, tornando-o um bom candidato para alguma atualização. O novo transplante de cérebro é o venerável ESP32 com um RTC para garantir. Ele criou um PCB personalizado com conectores QWIC para encadear as placas de driver. Cada PCB tem quatro TBD62083 para direcionar os dígitos, dois espansores MCP para aumentar o espaço de endereço. Veja no vídeo abaixo o resultado.

Vídeo - https://youtu.be/U6XVd7QMqqU 

 


 

Tecnologia e Cultura

Medidor de pulsação com webcam traz fotopletismografia para o seu PC

https://hackaday.com/2020/12/25/webcam-heart-rate-monitor-brings-photoplethysmography-to-your-pc/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Parece que nos últimos dez anos, todos os outros dispositivos a serem lançados têm algum tipo de capacidade de monitoramento da frequência cardíaca. A maioria dos smartwatches modernos pode relatar seus BPMs, e vimos até mesmo alguns fones de ouvido com a mesma capacidade chegando ao mercado. A maioria desses dispositivos usa um método de medição ótico no qual a pele é iluminada (geralmente por um LED) e um sensor registra as mudanças na cor da pele e na absorção de luz. Esse método se chama Fotopletismografia (PPG), e já foi implementado (de forma simples) em aplicativos de smartphones nos quais os dados são gerados por um vídeo do seu dedo cobrindo a câmera do telefone.

A teoria básica de operação aqui tem suas raízes em um experimento que você provavelmente realizou quando criança. Você já segurou uma lanterna em sua mão para ver a luz, filtrada por seu sangue, brilhar? Isso é exatamente o que está acontecendo aqui.

Um detalhe importante que é difícil de perceber quando uma lanterna ilumina toda a sua mão, no entanto, é que o sangue desoxigenado tem uma cor mais escura do que o sangue oxigenado. Ao observar a frequência da mudança de cor claro-escuro, podemos diminuir a frequência cardíaca. É exatamente assim que [Andy Kong] abordou dois métodos de medição da frequência cardíaca por meio de uma webcam.

 

Olá Hologramas!

https://hackaday.com/2020/12/24/hello-holograms/ 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Hologramas são difíceis de descrever porque a ficção científica dá o nome a qualquer imagem tridimensional. As versões de fatos científicos não são tão chamativas, mas ainda são muito legais. Hologramas legítimos são imagens armazenadas em um meio fotográfico e retêm uma imagem do assunto de certos ângulos.O que o autor do projeto (Justin Atkin) fez foi um holograma de um edifício modelo. Vale a pena observar as técnicas que foram utilizadas por ele.

Vídeo - https://youtu.be/aTB2ryoWIFU 

 

4 em 1 - sensor de gás utilizando IA para aumentar a sensibilidade de gases detectados

https://www.electronicsforu.com/news/new-products/sense-wide-range-of-gases-with-this-4-in-1-gas-sensor 

 


 

 

Seja em casa, no escritório ou ao ar livre, é necessário garantir que o ar ao redor seja limpo e seguro para respirar. COVID-19 destacou a importância da qualidade do ar. Devido às partículas, gases e até vírus transportados pelo ar tornaram-se onipresentes em nosso ambiente moderno, piorando a qualidade do ar, o que cria um impacto cada vez mais negativo em nossa saúde e bem-estar. Para atender a essa preocupação, o BME688, um sensor MEMS de qualidade do ar combina sensores de gás, umidade, temperatura e pressão barométrica com capacidade inovadora de inteligência artificial (AI), criando uma pequena solução quatro-em-um de medição da qualidade do ar. O artigo apresenta um sensor BME688 e um software auxiliar chamado BME AI-Studio para a criação de medições com maior precisão utilizando machine learning. O que será que vem a seguir?

 


 

 

Extras

4 maneiras de democratizar a ciência de dados na sua organização

https://hbr.org/2021/03/4-ways-to-democratize-data-science-in-your-organization 

Onde estão seus esforços de dados? Muitas organizações deixam os dados para uma equipe de cientistas de dados e concentram seus esforços onde há muitos dados. Embora essa abordagem possa fazer sentido no papel, usando seus dados de forma mais estratégica e mais ampla em sua organização - usando dados para informar decisões importantes e envolvendo todos - sua empresa tem uma chance maior de uma transformação de ciência de dados bem-sucedida. Para tornar a ciência de dados mais estratégica e democrática em sua empresa, siga estas etapas. Primeiro, concentre-se nos problemas ou oportunidades com o mais alto nível de benefício estratégico. Em segundo lugar, desenvolva “cientistas de dados cidadãos” em toda a organização. Terceiro, priorize os esforços de ciência de dados e reatribua seus cientistas de dados. Por fim, desenvolva e comunique uma visão ampla da ciência de dados.

 

Johnny Five

Esse simpático framework javascript foi desenvolvido pela Bocoup e funciona para diversos tipos de placas, incluindo arduino. Aplicações restritas ao mundo do NodeMCU e para placas como BeagleBone está agora disponível para uma ampla gama de dispositivos. Vale a pena dar uma olhada.

 

Leitura da semana

Iludidos pelo acaso: A influência da sorte nos mercados e na vida

https://amzn.to/3v44aL7 

O que faz algumas pessoas serem mais bem-sucedidas que outras? Tem relação com habilidade e estratégia ou pode ter influência de algum fator que foge ao nosso controle? Iludidos pelo acaso é sobre sorte — ou, mais precisamente, sobre como a encaramos nas nossas experiências pessoais e profissionais. Nassim Taleb apresenta insights sobre essa variável nebulosa das nossas decisões e, para isso, usa exemplos do mercado financeiro — área em que supostamente a sorte pode ser confundida com habilidade. Às vezes a performance de um empresário de visão ou de um trader talentoso pode ser mais influenciada pelo acaso do que pela habilidade. É claro que temos a tendência de acreditar que eventos não acontecem ao acaso e tentamos encontrar razões onde nenhuma razão existe, mas este best-seller irreverente acaba com essa nossa ilusão.