Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

15 ideias para automação

A automação permite o benefício de automatizar tarefas e minimizar o envolvimento humano. Isso fez com que muitas pessoas trabalhassem em projetos de automação, pois eles são divertidos de criar e ter em casa. Aqui, examinamos alguns projetos de automação que você pode usar em sua casa para reduzir o esforço. Muitos desses projetos de automação usam Arduino, eles também devem fornecer uma experiência de aprendizado em sistemas de automação. Se você tiver alguns projetos de automação que gostaria de adicionar à lista, informe-nos na seção de comentários abaixo.

 

LIDAR com arduino

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Um farol emite luz para tornar a si mesmo e sua costa visíveis. O farol tem a função oposta, usando lasers para mapear a área ao seu redor. Usando um Arduino e um sensor ToF, o conceito é relativamente simples. No entanto, conectar-se a algo que gira 360 graus é sempre um desafio. O farol é barato - cerca de US $ 40 - e pequeno. Pequeno o suficiente, na verdade, para ser montado em cima de um robô, o que lhe daria grande consciência situacional em um robô grande o suficiente para suportá-lo. Você pode ver o dispositivo em ação no vídeo abaixo.

Assista ao Vídeo  - https://youtu.be/uYU534Wn4lA

 

Proteja suas plantas com uma bateria de 9V


| Clique na imagem para ampliar |

 

Cultivar vegetais frescos em casa é um passatempo popular, ainda mais em um ano, quando todos estivemos trancados por dentro. No entanto, as pragas podem facilmente estragar uma colheita, potencialmente colocando muito trabalho duro pelo ralo. No entanto, o autor não desiste de seus tomates sem lutar e veio com uma solução para proteger suas plantas. O truque é aproveitar o limo levemente condutor excretado pelos caramujos enquanto viajam pelo solo. Para proteger as plantas em vasos, ele colocou duas tiras de fita de cobre em torno do perímetro do vaso, com espaçamento de cerca de um centímetro uma da outra. Cada tira é conectada a um terminal de uma bateria de 9 V. Quando um caracol tenta cruzar as faixas, ele completa um circuito entre as duas, e a corrente elétrica que flui irrita o caracol, forçando-o a recuar.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/oAA9nCqNfR4

 

Tecnologia e Cultura

Dispositivo wearable que converte calor em eletricidade

 


 

Se você já assistiu matrix conhece a história de que os robôs utilizavam seres humanos como baterias biológicas. Os pesquisadores da CU Boulder desenvolveram um novo dispositivo vestível de baixo custo que transforma o corpo humano em uma bateria biológica. O dispositivo elástico pode ser usado como um anel, uma pulseira ou qualquer outro acessório de pele. Aproveitando o calor do corpo de uma pessoa por meio de geradores termoelétricos (que convertem a temperatura em eletricidade), o dispositivo pode gerar cerca de 1 volt de energia para cada centímetro quadrado de espaço da pele - menos voltagem por área do que a maioria das baterias existentes fornecem, mas ainda o suficiente para alimentar eletrônicos, como relógios ou rastreadores de fitness.

 

Trazendo uma PCB com várias cores para a produção


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Um dos Santo Graal no mundo dos emblemas eletrônicos tem sido a arte PCB colorida como uma progressão lógica da paleta limitada da arte PCB tradicional. Na progressão para alcançar este objetivo, houve uma variedade de técnicas aplicadas e tornou-se uma possibilidade comercial cara, em vez de um sonho inatingível. Tornou-se prático para meros mortais então?

Tom Clement escreveu um artigo sobre sua progressão em direção à obtenção de uma arte PCB colorida em uma tiragem de produção limitada, e é uma leitura fascinante. A placa em questão é o emblema Pixel, uma versão comercial aprimorada do emblema CampZone 2019 I-Pane . É uma grande matriz de LED multicor muito brilhante que chamou a atenção dos frequentadores do acampamento em eventos desde o original e gerou demanda suficiente para uma nova produção. Bem como alguns aprimoramentos eletrônicos, ele substitui a arte traseira em serigrafia monocromática pontilhada do original por um design colorido, e é disso que o artigo se refere. Ele começa com a impressão UV e passa pelas várias iterações do processo até que um resultado satisfatório seja alcançado. Aprendemos sobre o efeito das temperaturas de refluxo nas tintas de impressão UV, parece que a tinta branca muda com a temperatura e a solução inventiva é transferir todos os brancos para a camada de serigrafia PCB.

 

O papel da eletrônica no combate a COVID-19

Com o surto da pandemia Covid-19, uma ampla gama de dispositivos eletrônicos foi desenvolvida e está sendo usada de forma independente ou em associação com outro equipamento técnico para combater o coronavírus. Dispositivos eletrônicos, como scanners térmicos, biossensores, etc., estão desempenhando um papel crucial na prevenção da disseminação do vírus. O surto da pandemia Covid-19 afetou o mundo inteiro de inúmeras maneiras. O número de casos está aumentando e a situação piora a cada dia que passa. Para restringir a propagação do vírus, eventos ou reuniões em massa foram cancelados e bloqueios e restrições de viagens foram impostos na maioria dos países. Isso, por sua vez, afetou o crescimento do mercado e as pessoas em diferentes níveis. A crise atual devido à Covid-19 forçou cientistas e engenheiros a apresentar ideias ou tecnologias para lidar com esta situação.

Biólogos e profissionais da área médica, junto com cientistas e engenheiros, estão contribuindo para o desenvolvimento de equipamentos tecnológicos de baixo custo, rápidos e portáteis para controlar, testar e tratar a doença, que tem afetado o mundo inteiro. O artigo trata de muitas dessas contribuições e qual é o papel da eletrônica nesses casos.

 

Extras

Divida o gerenciamento de mudanças em pequenas etapas

Uma nova pesquisa de líderes da Infosys indica que, em uma variedade de setores, mudanças duradouras e de longo prazo são mais eficazes quando ocorrem em uma série de micro-mudanças menores. Os autores identificam três estratégias para o gerenciamento de microchange bem-sucedido: desconstruir grandes mudanças em pequenos passos, mudar o comportamento por meio de pequenas modificações em hábitos e rotinas e medir, aprender e evoluir continuamente

 

ESP8266 Audio

O ESP8266 audio serve para ESP8266, ESP32 e RP2040. De acordo com o repositório ele pode lidar com uma gama de arquivos. É um projeto que merece a nossa atenção!

 

Leitura da semana

Hábitos Atômicos - James Clear

 


 

 

Pequenas Mudanças, Resultados Impressionantes. Não importa quais sejam seus objetivos, Hábitos Atômicos oferece um método eficaz para você se aprimorar - todos os dias. James Clear, um dos mais expoentes especialistas na criação de hábitos, revela as estratégicas práticas que o ensinarão, exatamente, como criar bons hábitos, abandonar os maus e fazer pequenas mudanças de comportamento que levam a resultados impressionantes. Se enfrenta dificuldades para mudar seus hábitos, o problema não é você, é o sistema escolhido.Os maus hábitos se repetem sem parar porque você está usando o sistema errado, e não porque não queira mudar.Assim, suas limitações não são a complexidade de seu objetivo, mas a inadequação de seus sistemas.Neste livro, você aprenderá um método comprovado capaz de levá-lo a novos patamares. Clear é conhecido por sua habilidade em transformar tópicos complexos em comportamentos simples que podem ser facilmente aplicados à vida cotidiana e profissional. Seu método, desenvolvido a partir de conceitos comprovados da biologia, psicologia e neurociência, é um guia descomplicado para tornar os bons hábitos inevitáveis e os maus, impossíveis.Ao longo desta jornada, os leitores serão inspirados e entretidos por histórias de medalhistas de ouro em Olimpíadas, artistas premiados, líderes de negócios, médicos que salvam vidas e astros da comédia que usaram a ciência dos pequenos hábitos para dominar seu ofício e se lançar ao topo de suas áreas de atuação.