LDOs ou reguladores lineares com baixa queda de tensão são componentes indispensáveis em qualquer aplicação que necessite de tensão contínua precisa e com o máximo rendimento, principalmente no caso de dispositivos alimentados por bateria. Neste artigo, apresentamos o LDOTPS7B88-Q1 de 500 mA com tensão até 40V da Texas Instruments.

As informações para a elaboração deste artigo foram obtidas no datasheet que pode ser acessado através de link na Mouser Electronics.

O circuito LDO TPS7B88-Q1 da Texas Instruments é qualificado AEC-Q 100 para aplicações automotivas operando com tensões de entrada de 3 a 40 V.

Ele é fornecido em invólucro TO-252 de 3 pinos com o aspecto e pinagem dados na figura 1.

 

Figura 1 - Pinagem
Figura 1 - Pinagem

 

A faixa de tensões de saía vai de 3,3 V a 5 V com uma corrente máxima de 500 mA e precisão de 1,15%. A queda de tensão é muito baixa, da ordem de 525 mV com uma corrente de 450 mA.

Também se destaca abaixa corrente quiescente de apenas 17 uA e a estabilidade com um capacitor de 2,2 uF ou maior.

A Texas Insteuments o indica para alimentação de microcontroladores e controladores (CAN) em aplicações automotivas.

Na figura 2 temos o circuito típico de aplicação deste regulador de tensão.

 

Figura 2 – Circuito de aplicação
Figura 2 – Circuito de aplicação

 

Neste circuito a tensão de saída é igual a tensão de referência interna. Na figura 3 temos o diagrama de blocos funcionais deste componente.

 

Figura 3 – Blocos funcionais
Figura 3 – Blocos funcionais

 

No datasheet temos a descrição funcional de cada blocos com fórmulas que permitem calcular os valores dos elementos usados e as características do componente. Gráficos e tabelas com a descrição do comportamento do regulador também estão disponíveis no datasheet.

Completamos com uma sugestão de layout de placa, observando-se o uso da área cobreada para a dissipação de calor.

 

Figura 4 – Sugestão de layout de placa
Figura 4 – Sugestão de layout de placa