Os amplificadores operacionais consistem numa família à parte de componentes de grande utilidade na eletrônica. Para designar as características desses componentes existe uma terminologia apropriada, da qual já tratamos em edições anteriores. No entanto, existem muitos termos técnicos importantes que ainda devem ser analisados. É dos termos técnicos e formas de expressão usadas em inglês que trataremos nesta edição.

 

 

 

Os amplificadores operacionais, “operational amplifiers” ou abreviadamente OA , fazem parte de uma infinidade de aplicações modernas. A terminologia utilizada para designar as características desses componentes deve ser conhecida de todos que trabalham com eles.

 

Nas folhas de dados em inglês, é freqüente o uso de termos que nem sempre são bem interpretados pelos profissionais, o que pode causar confusões capazes de comprometer os projetos.

 

Começamos pela maneira como os amplificadores operacionais podem ser usados, tomando como exemplo dois pequenos textos do livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence de Newton C. Braga, publicado pela Newnes (Estados Unidos) em 2002.

 

“The operational amplifiers can be used in two basic forms:

1.Linear mode. In the linear mode, the opamp operates as a common ac or dc amplifier with a voltage gain given by the feedback loop. This operating mode is chosen when signals must be amplified without changes in the waveform.


2.Comparator. When used as a comparator, the opamp has a snap action, moving very quickly from the high to the low or, low to high logic level in the output when the input changes slowly. This operating mode is preferred when the circuit is used to trigger a load from signals sent from sensor or other circuits.”

 

Vocabulário:

Opamp – amplificador operacional

Feedback – realimentação

Loop – elo ou laço

Waveform – forma de onda

Snap – estalo, instantâneo

Quickly – rapidamente

Slowly – vagarosamente, lentamente

Trigger – disparar

 

O primeiro ponto a ser observado no texto é o uso da forma reduzida “opamp” para designar os amplificadores operacionais. Trata-se de uma forma bastante comum na literatura técnica.

 

O segundo ponto que chama a atenção no texto é o uso do termo “snap”.  Snap é o ruído que fazemos entre passando rapidamente os dedos um no outro de modo a produzir um estalo. Ele serve para indicar uma ação muito rápida e no caso dos amplificadores operacionais, uma mudança de estado.

 

Assim, quando falamos de comutação rápida de um disparador ou de um amplificador operacional, podemos usar o termo snap para designar sua ação de resposta rápida. O texto abaixo, tirado do livro CMOS Projects and Experiments (Newton C. Braga, Newnes – 2001) serve para ilustrar o uso desse termo para designar a ação de comutação do circuito integrado 4093.

 

“The difference between a common NAND gate and a Schmitt NAND gate is the snap action with hysteresis that it provides, also called dead band.” – pg 3

 

Traduzindo:

“A diferença entre uma porta NAND comum e uma porta Schmitt NAND é a ação instantânea com histerese que ela proporciona, também chamada banda morta”.

 

O Collins Cobuild English Language Dictionary da o seguinte exemplo para definir  “snap”:

 

“If you snap your fingers or give a snap of your fingers you make a sharp sound by moving your middle finger quickly across your thumb, often in order to attract someone’s attention.”

 

Traduzindo:

“Se você estala seus dedos ou dá um estalo dos seus dedos você produz um som movendo o dedo médio rapidamente sobre o polegar também para atrair a atenção de alguém”.

 

Outra forma, muito comum em literatura técnica é “feedback loop” que pode ser traduzida como “elo de realimentação”, “circuito de realimentação”,  “rede de realimentação”, etc. No entanto, o termo “feedback” muitas vezes é mantido na forma original em inglês. Assim, é comum encontrarmos num texto em português “o circuito de feedback...” ou ainda “o feedback é feito...”. Mesmo na conversa comum, ao pedir um retorno as pessoas podem dizer  “Dê-me um feedback o mais breve possível...”

 

Levando tudo isso em conta, a tradução do texto que tomamos como exemplo ficará como:

 

“Os amplificadores operacionais podem ser usados de duas formas básicas:

 

1.Modo linear. No modo linear, o amplificador operacional funciona como um amplificador comum ac ou dc com um ganho de tensão dado pela rede de realimentação. Esse modo de operação é escolhido quando os sinais devem ser amplificados sem mudanças na forma de onda.

 

2.Comparador. Quando usado como um comparador, o amplificador operacional tem uma ação instantânea, passando rapidamente dos níveis lógicos alto para baixo ou baixo para alto ma saída quando a entrada muda vagarosamente. Esse modo de operação é preferido quando o circuito é usado para disparar uma carga, a partir de sinais enviados por um sensor ou outros circuitos.”

 

Acrônimos e Abreviações

OA – Operational Amplifier – Amplificador Operacional

BJT – Bipolar Junction Transistor – Transistor Bipolar de Junção

HS -  High Speed – Alta Velocidade

JFET - Junction Field Effect Transistor – Transistor de Efeito de Campo de Junção

PSU - Power Supply Unit – Fonte de Alimentação

SNR - Signal to Noise Ratio – Relação SInal Ruído

TRANSISTOR - TRANSfer resISTOR – Resistor de Transferência

VCA Voltage Controlled Amplifier – Amplificador Controlado por Tensão

VCF Voltage Controlled Filter – Filtro Controlado por Tensão

VCO Voltage Controlled Oscillator – Oscilador Controlado por Tensão