Dimmer digital de alta resolução (ART685)

A OIn Semicoinductor descreve em seu Application Note AND8011/D (www.onsemi.com) um circuito bastante simples para um Dimmer de alta resolução digital. Na atualização de 2012 não encontramos muito sobre o que falar, a não ser dar a indicação de que existem soluções equivalentes mais modernas para o mesmo projeto.

Com base em componentes bastante comuns, esse circuito fornece um controle de potência eficiente com isolamento total da rede de energia, graças ao emprego de um acoplador óptico.

O princípio de funcionamento é mostrado na figura 1. Dispara-se o triac em diversos pontos do semiciclo da tensão da rede de energia de acordo com a potência que se deseja aplicar na carga.

 

Figura 1
Figura 1

 

Aplicando-se o pulso de disparo no início do semiciclo temos aplicação de maior potência, enquanto que disparando no final do semiciclo, a potência aplicada na carga é menor.

Os de disparo são gerados, não de forma aleatória, mas através de um circuito disparador que amostra a tensão da rede de modo a fornecer a informação sobre os instantes em que os semiciclos começam e um monoestável com base no conhecido 555.

Assim, observando a fonte de alimentação, no circuito completo mostrado na figura 2, vemos que temos dois setores, um que fornece a alimentação propriamente dita de 12 V e outro que faz o sincronismo do circuito para se obter o disparo no ponto certo.

O retardo para o disparo é ajustado no potenciômetro do monoestável que então atua como controle principal do dimmer.

O disparador óptico é um opto-diac do tipo MOC3022 que pode operar tanto na rede de 110 como 220 V. A carga máxima depende apenas do Triac usado.

O transistor no disparador óptico pode ser de qualquer tipo de uso geral como o BC548.

 

Figura 2
Figura 2

 

O único ajuste do circuito é no trimpot do comparador que determina o ponto mínimo de disparo para se obter a maior faixa possível de controle do circuito.

 


Localizador de Datasheets


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Opinião

Mudanças realizadas (OP206)

Nas últimas semanas nosso site e mesmo nossa empresa passaram por diversas modificações, atualizações e lançamentos. Assim, muitos podem ter percebidos alguns problemas de instabilidade do site em certos momentos nas semanas passadas.

Leia mais...