A Fórmula de Wheler (M252)

Para calcular indutâncias na faixa de milihenry (mH), como as usadas em filtros divisores de frequências para alto-falantes, uma fórmula de grande utilidade é a criada por Wheler. Neste artigo tratamos desta fórmula.

A fórmula de Wheler permite calcular com boa precisão indutâncias na faixa de microhenry a algumas dezenas de milihenry, funcionando bem quando as dimensões da bobina, dadas por a, b e c, na figura 1, têm a mesma ordem de valor.

Figura 1 - Dimensões da bobina
Figura 1 - Dimensões da bobina

 

A fórmula de Wheler é:

 


 

Onde:

L é a indutância da bobina em microhenry (uH)

a,b e c são as dimensões da bobina em centímetros

n é o número de espiras

 

Fórmulas derivadas:

Evidentemente, na maioria dos casos, o que se deseja é calcular o número de espiras e as dimensões para uma determinada indutância. Para isso podem ser usadas as seguintes fórmulas:

 

Fórmula 1 - Número de espiras

 


 

Onde:

n é o número de espiras

L é a indutância em microhenry (uH)

a,b e c são as dimensões da bobina em centímetros

 

Exemplo de aplicação:

Quantas espiras devem ser enroladas para se obter uma bobina de 5 mH, onde as dimensões a, b e c são respectivamente: 3.0 ; 2,0 e 2,0 cm?

 

Dados

L= 5 mH = 5 000 uH

A = 3 cm

B = 2 cm

C = 2 cm

n = ?

Usando a fórmula:

 


 

Concluímos então que o número de espiras é 314.

Veja que a espessura do fio a ser usada deve agora ser determinada de acordo com o espaço a ser preenchido na forma, e também pela intensidade da corrente (ou potência) que a bobina deve manusear.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia