Escrito por: Newton C. Braga

O que este aparelho faz é ajudar a depositar, por meio de um campo magnético, os sais de cálcio que prejudicam o sabor e a potabilidade da água.

Obs. Existe outro projeto para este mesmo tipo de aparelho disponível no site (MA024).

 

Trata-se de um sistema que deposita os sais da água “dura”, “amaciando-a”.

O aparelho pode ser usado em filtros de água corrente ou em filtros de depósito, para pequenas quantidades de água em residências ou mesmo escolas e pequenos estabelecimentos comerciais.

O consumo de energia do aparelho é baixo, já que ele permanece ligado no sistema de água corrente apenas quando a torneira e aberta e, nos filtros, por alguns minutos no momento em que ele é cheio.

Adaptações no sentido de se usar um temporizador pode ajudar o circuito a se tornar mais eficiente e mais fácil de usar. Neste caso, ele seria ligado automaticamente no momento em que a torneira fosse aberta e pelo tempo desejado.

A bobina aplicadora deve ser enrolada num cano de PVC cujo diâmetro deve ser o mesmo da canalização em que o sistema vai ser adaptado.

 

Como Funciona

O diagrama completo do aparelho é mostrado na figura 1.

 

Figura 1 – Diagrama completo
Figura 1 – Diagrama completo

 

 

O circuito consiste numa fonte de corrente pulsante que alimenta uma bobina com pulsos na frequência de 120 Hz (o dobro da frequência da rede de energia).

Estudos revelam que as frequências na faixa de 100 a 500 Hz são as que melhores efeitos produzem na deposição dos sais de cálcio.

Uma alta corrente é então aplicada a uma bobina que envolve o cano plástico por onde passa a água que vai ser consumida.

O resistor R1 usado no circuito serve para limitar a corrente na bobina. A corrente nesta bobina pode chegar a 2 ampères e a intensidade do campo produzido vai depender apenas do número de espiras e da espessura do fio usado.

Enrolando umas 200 voltas de fio 28 ou mais grosso pode-se obter um campo magnético de grande intensidade capaz de depositar com boa eficiência os sais de cálcio da água.

Observe entretanto que este aparelho apenas atua sobre esses sais e se o problema de gosto da água fornecida em alguma localidade for outro, ele não vai servir.

Desta forma, antes de instalar definitivamente o aparelho em sua casa, é interessante fazer experiências prévias aplicando o campo da bobina, por exemplo, num copo com água ou mesmo uma moringa.

 

Montagem

A disposição dos componentes é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Disposição dos componentes
Figura 2 – Disposição dos componentes

 

Não será preciso usar placa de circuito impresso, já que os componentes são poucos e não existe nenhuma ligação crítica.

A bobina, para uma instalação no encanamento, consiste num pedaço de cano de PVC comum com o mesmo diâmetro do usado na instalação hidráulica onde ele vai funcionar, e tendo de 200 a 400 voltas de fio esmaltado 28 ou mais grosso, distribuídas ao longo de um comprimento de pelo menos 20 cm.

Para instalar esta bobina devem ser usadas luvas apropriadas e cola de PVC.

O leitor deve ter alguma experiência no trabalho com encanamento para fazer a adaptação desta bobina.

Uma possibilidade para filtros do tipo de água corrente que tenham uma mangueirinha plástica seria usar esta parte da instalação para acoplar a bobina, conforme mostra a figura 3.

 

Figura 3 - Instalação
Figura 3 - Instalação

 

O transformador deve ter enrolamento primário de acordo com a rede de energia e secundário de 12 V + 12 V com pelo menos 2 A de corrente.

O resistor R1 é de fio pois tende a aquecer quando o aparelho estiver funcionando. Os tipos da série SE ou AC da Philips Componentes são os mais indicados para esta função.

O capacitor C1 não é crítico, podendo ser de poliéster ou cerâmico com valores entre 10 e 100 nF.

 

Prova e Uso

Para provar basta alimentar o circuito e verificar a presença do campo magnético no interior da bobina, colocando uma chave de fenda. A chave deve vibrar levemente indicando a presença do campo.

Feito isso é só instalar o aparelho, intercalando a bobina na passagem da água para o filtro. Neste caso, sempre que o filtro for acionado a alimentação do aparelho deve ser feita a partir do interruptor.

Será interessante agregar ao circuito uma pequena lâmpada vermelha de 5 W que acenderá quando a alimentação for estabelecida, evitando assim que o aparelho seja deixado ligado.

Na verdade não se recomenda que ele fique permanentemente ligado, pois isso poderá causar a queima do transformador ou da bobina além de representar um consumo desnecessário de energia.

No caso de filtros de reservatório a bobina pode ser enrolada em sua volta e acionada durante uns 15 ou 20 minutos depois que ele for cheio, ou ainda colocada na sua entrada e acionada durante o processo de enchimento.

Na figura 4 damos uma sugestão de como envolver um filtro de barro com uma bobina aplicadora.

 

Figura 4 – Usando num filtro de água
Figura 4 – Usando num filtro de água

 

Essa bobina pode ser formada por 40 a 50 voltas de fio comum ou então fio esmaltado 28 ou mais grosso. Não será preciso ter cuidado com o isolamento desta parte do circuito pois o transformador usado na entrada do aparelho fornece este isolamento. Assim, não existe perigo de choques para quem tocar nesta bobina.

 

Semicondutores:

D1, D2 - 1N4002 - diodos de silício

 

Resistor:

R1 - 10 Ω x10 W - fio

 

Capacitor:

C1 - 10 nF x 50 V ou mais - poliéster

 

Diversos:

T1 - Transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 12+12 V com pelo menos 2

X1 - Bobina magnetizadora – ver texto

Caixa para montagem, cabo de força, fio esmaltado, pedaço de cano de PVC, fios, solda, etc.