Escrito por: Newton C. Braga

Em nossos artigos, vídeos e palestras temos abordado a crescente aproximação dos seres vivos, especificamente o homem, das mais diversas tecnologias. As comunicações, sem dúvida, estão entre as mais importantes, e diversos temas se destacam nisso. Dos chips implantáveis às emissões de radiações, captação de sinais os desenvolvimentos têm sido fantásticos. Neste artigo, abordamos um tema de que já tratamos há muito tempo e até temos artigos no site, mas que agora se transfere a tecnologias mais avançadas ficando perto de se tornar uma realidade. Falamos do som enviado por Laser e recebido pelo ouvido sem a necessidade de transdutores especiais.

Em nosso artigo ART3969 e depois ART3970 tratamos do misterioso som brontofônico que, usando efeitos de batimento acústico permitem gerar efeitos sonoros dentro do ouvido.

Pois bem, pesquisadores do MIT estão indo além com a ideia de enviar sons pelo espaço usando emissões de formas diferentes de radiação, utilizando o LASER para esta finalidade.

A ideia está num efeito que já havia sido observado por Alexander Graham Bell e que pode ser utilizado agora em aplicações práticas, graças ao LASER, que não existia na época.

O que Graham Bell observou é que, quando a luz incide num objeto ela provoca alterações de suas dimensões quando absorve a luz. O efeito denominado “Foto-Acústico” não teve aplicações práticas pela pequena intensidade das ondas sonoras emitidas na recepção da luz comum.

No entanto, com o LASER é possível ter intensidades muito maiores para o som, e com isso o efeito pode ser ampliado a ponto de ter aplicações práticas.

Em outras palavras, modulamos um feixe de LASER que, ao incidir num objeto faz com que ele emita som e com isso podemos ouvir esse som.

Experiências feitas no MIT mostraram que uma pessoa pode ouvir claramente o som de um LASER modulado que, varrendo um ambiente incida em seu ouvido, a uma distância de até alguns metros.

O som sem alto-falantes, com LASERs infravermelhos modulados varrendo um ambiente e incidindo diretamente em nossos ouvidos seria uma aplicação para essa nova tecnologia em desenvolvimento.

Vamos aguardar, pois outras ideias de aplicações podem estar chegando com base no efeito foto-acústico. Um tema bastante interessante para ser pesquisada por nossos leitores.

Imagem: MIT
Imagem: MIT | Clique na imagem para ampliar |