Texto extraído do site INCB - www.newtoncbraga.com.br

Ampliador de sinais para AM e FM (AM035)

Ampliador de sinais para AM e FM (AM035)

Naquela época os nomes dos projetos eram um pouco diferentes dos adotados hoje e até dávamos nome especiais a alguns, fruto da imaginação dos autores ou do próprio conselho editorial da revista. Este projeto que relembramos agora era um booster ou reforçador de sinais.

 

Ampliador de sinais para AM e FM
Ampliador de sinais para AM e FM

 

A revista é a Saber Eletrônica número 78 de fevereiro de 1979. O circuito muito simples, usando apenas um transistor.

O circuito atendia muitas consultas de leitores que tinham rádios pouco sensíveis ou ainda que moravam em locais de difícil recepção, longe das estações transmissoras, tais como sítios, fazendas, etc.

Era um simples amplificador aperiódico, ou seja, sem sintonia e que ampliava indistintamente sinais de uma ampla faixa de frequências.

Bastava intercalar entre a antena e o receptor e assim obter uma melhoria da recepção em muitos casos.

Sim, havia os casos em que ele não funcionava. Se bem que deixássemos claro isso recebemos reclamações e ao analisar era justamente essas exceções.

Por exemplo, para que o circuito funciona ele precisa receber sinal para amplificar. Se ele não receber um mínimo de sinal não há amplificação. Assim, leitores em locais em que o sinal não chegava queriam usar o aparelho para recebê-los.

Tivemos o caso de um leitor da Amazônia que estando com a antena abaixo do nível da floresta queria usar o aparelho, montou e não deu certo. Tivemos de explicar que ele deveria elevar a antena para acima do nível da floresta e então tudo se resolveu.

Outro caso era o relativo aos ruídos. Se o sinal estiver abaixo do nível de ruído, o aparelho também amplifica o ruído. Assim, continuamos a ter ruído mais forte tampando o sinal da emissora.

O aparelho tem suas condições de funcionamento.

Mas, a montagem, por ser muito simples foi realizada por muitos e ajudou esses montadores a ter melhor sinal em seus rádios. Foi mais um sucesso, principalmente por ser algo muito simples de fazer. Demos a montagem tanto em ponte de terminais como placa.

Se você quer fazer a montagem ou saber mais acesse o artigo em Amplificador de Sinais Para AM e FM (ART2724).