Com esta nova ferramenta de desenvolvimento da Texas Instruments você pode criar seu projeto com comunicação Wi-Fi usando um único microcontrolador que já tem conectividade Wi-Fi num único chip.

A idéia básica do kit de Desenvolvimento e avaliação é fornecer recursos para se criar aplicativos para a Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT).

O SimpleLink CC3200 LaunchPad consiste numa placa de desenvolvimento para os microcontroladores CC3200 (MCU) que integram uma MCU ARM Cortex-M4, possibilitando aos desenvolvedores criar uma aplicação completa com apenas um circuito integrado.

Kits e dispositivos CC3200 em invólucros QFN, assim como módulos de exemplos podem ser obtidos na MOUSER ELECTRNICS (http://www.mouser.fr/new/Texas-Instruments/ti-cc3100-cc3200-wifi-processor/?_cdc=1)

 

     Kit recebido da TI pelo autor
Kit recebido da TI pelo autor

 

O CC3200 LaunchPad consiste então numa plataforma completa incluindo o software, exemplos de aplicação, ferramentas e guias de programação e do usuário, projetos de referência e o suporte da comunidade TI E2™.

Os microcontroladores CC3200 possuem Wi-Fi on chip, Internet e protocolos de comunicação segura não exigindo do desenvolvedor experiência para completar o desenvolvimento de sua aplicação.

 


 

 

O subsistema de aplicações do CC3200 contém um cerne ARM com padrão da indústria rodando em 80 MHz e uma grande variedade de periféricos como uma interface rápida para interface paralela de câmera, I2S, SD/MMC. µART, SPI, I2C e um ADC de quatro canais.

A família CC3200 inclui ainda uma RAM embutida flexível para dados e código, além uma ROM com carregamento flash externo e drivers periféricos.

O subsistema processador de rede Wi-Fi tem recursos de Internet Wi-Fi on-chip e uma MCU ARM dedicada adicional que completa os recursos de aplicações.

Este subsistema inclui um rádio 802.11 b/g/n, baseband, e MAC com um poderoso mecanismo de encriptagem, conexões de internet seguras com criptografia de 256 bits.

O CC3200 suporta modos de Estação, Ponto de acesso e WI-FI direto.

O dispositivo também suporta segurança WPA2 pessoal e corporativas e WPS 2.0.

O novo WI-FI Internet on-a-chip inclui ainda pilhas embutidas TCP/IP e TLS/SSL, servidor HTTP e múltiplos protocolos de internet.

O sistema de gerenciamento de energia inclui conversores integrados DC-DC capazes de operar com uma grande faixa de tensões de alimentação.

O sistema pode ainda habilitar modos de baixo consumo, como o modo RTC de hibernação com exige menos de 4 µA de corrente.

Dentre as aplicações que podem ser desenvolvidas com base neste kit temos:

Conectividade em nuvem

Automação residencial

Aplicações domésticas

Controle de acesso

Sistemas de segurança

Gerenciamento Smart de energia

Controle industrial

Sistema Smart de conexão e medida

Áudio sem fio

IP de Nodos sensores de redes

 

Destaques do CC3200 LaunchPad

Processador CC3200 para aplicação Wi-Fi

Interface USB de PC para CC/IAR usando drivers FTDI USB

Atualização de flash sobre USB usando o SimpleLink Programmer

Conectores de 2-20 pinos para possibilitar conectividade com outras LaunchPad da Texas com funções adicionais

Plataforma independente de desenvolvimento contendo LEDs, sensores e Push-Buttons

Alimentação via USB para a LaunchPad assim como um BoosterPack externo

Opera com duas pilhas alcalinasAA

Antena on-board e conector U.FL selecionável usando um capacitor de re-work

Suporta JTAG de 4 fios e SWD de 2 fios

Suporta o Debugger GNU (GDB) com o Open On chip bebugger (OpenOCD)

Informações sobre a compra: Mouser Electronics:

http://www.mouser.fr/new/Texas-Instruments/ti-cc3100-cc3200-wifi-processor/?_cdc=1

Mais informações sobre o CC3200 e o LaunchPad podem ser obtidasno site da Texas Instruments em www.ti.com/product/cc3200  e no Forum E2E em www.ti.com/wiconforum