Escrito por: Newton C. Braga

Microcontroladores consistem em uma excelente opção para circuitos de controle de diversos tipos de eletrodomésticos. Nesta mesma Revista temos um exemplo de aplicação do MC9RS08KA2 num refrigerador. Agora é a vez de mostrarmos como podemos utilizar esse útil dispositivo no controle de uma máquina de costura. A grande vantagem do uso de um microcontrolador como o MC9RS08KA2 da Freescale (www.freescale.com) está na possibilidade de se eliminar polias e engrenagens que, normalmente, são fontes de problemas em dispositios mecânicos.
As máquinas de costura podem ser classificadas em três tipos, dependendo do modo de construção. O primeiro tipo é baseado somente em partes mecânicas, sendo dificil de usar porque deve-se ao mesmo tempo pedalar e controlar a velocidade pelo movimento, conforme mostra a figura 1.



O segundo tipo tem um pedal que funciona como um resistor variável.  O valor do resistor varia, dependendo da posição do pedal e, com isso, pode-se controlar a velocidade do motor - veja a figura 2.



No terceiro tipo temos um sensor de aceleração ou acelerômetro no pedal. Esse acelerômetro mede a variação da posição do pedal ou ângulo e, com isso, pode-se controlar a velocidade do motor aumentando-a ou diminuindo-a, conforme ilustra a figura 3.



O acelerômetro mede a aceleração e ângulo de 0 a 75º .

Pela figura 4 vemos que podemos implementar os três tipos de formas diferentes, mas no terceiro tipo temos a possibilidade de utilizar um microcontrolador.



Os blocos amarelos são justamente os que podem ser focalizados por este artigo.

 


A Solução
A solução sugerida depende dos dados do sensor. O programa principal lê o ADC. Depois disso, o KA2 adquire os dados, o microcontrolador os processa e gera um sinal PWM que controla a velocidade do motor.
De acordo com a figura 5, o sensor acelerômetro é posicionado no pedal.



Na figura 6 temos o diagrama de bloco para o controle do motor usando o MC9RS08KA2.


Deve ser observado que esse projeto é feito apenas para operar com motores de corrente contínua. O controle não  funcionará com motores de corrente alternada.
Também deve ser lembrado que o MC9RS08KA2 não possui um ADC e que essa função é implementada por software. Utiliza-se uma rede RC contando-se o tempo que o capacitor demora para se carregar, isso para se obter a tensão lida no sensor na forma digital.
Na figura 7 exibimos o diagrama completo do controle para máquinas de costura.



Para essa aplicação foi usada a placa demo do acelerômetro, a qual utiliza um MC9S08QG que configura a sensibilidade do sensor e também o mantém operando no modo ativo.
O setor do esquema entre as linhas pontilhadas faz parte da placa de avaliação do KA2. As conexões feitas são apenas da interface de potência do motor, do motor e da fonte de alimentação.

 


Descrição do Circuito
O firmware do MCU inicialmente configura o microcontrolador. Depois disso, o módulo timer é configurado e finalmente o capacitor de descarga.
A tabela de dados é parte do código, sendo empregada para tomar valores entre 0 e 255. Os valores de leitura do sensor são obtidos na faixa entre 40 e 75. Esses valores não podem ser usados na rotina do PWM porque a faixa de valores é muito estreita, assim devem ser feitos ajustes.
A tabela de análise consiste na parte do código que faz os cálculos para se obter os dados da tabela de dados. Nesse projeto, o ADC lê 35 valores aproximadamente entre 0 e 75º. Os valores devem ser extrapolados entre 0 e 255 para que o menor valor do ADC chegue a zero em 40, e esse valor seja extrapolado para 255.
Com isso a faixa de controles em função da faixa de posições do pedal é expandida, obtendo-se assim a faixa desejada de rotações para o motor.

 


Conclusão
O uso de microcontroladores como os da série KA2 em eletroeletrônicos comuns, pelo seu baixo custo, traz uma nova gama de possibilidades para o projetista.
Eliminando partes mecânicas que podem causar problemas, eles agregam melhor desempenho e maior simplicidade sem um aumento adicional de custo. São soluções que devem ser analisadas por todos os projetistas.