Escrito por: Newton C. Braga

Quando falamos em Arduino, logo nos vêm a mente os makers do século 21 com seus projetos que envolvem microcontroladores, sensores inerciais, drones, robôs e muito mais controlados por sistemas wireless, Bluetooth a partir de celulares, tablets e outras aplicações sofisticadas. No entanto, quando falamos em Arduino logo nos vem a mente a versão original Italiana de alta confiabilidade e as versões chinesas que nem sempre primam pela qualidade. No entanto, se falarmos em Arduino da Intel, a coisa muda em termos de qualidade. Veja neste artigo o que oferece novo Arduino 101 da Intel.

 


 

 

A versão original do Arduino nasceu na Itália quando um grupo de professores desenvolveu uma placa de microcontrolador completo para ensino contendo todos os elementos básicos para um projeto e uma programação livre (código aberto).

O uso do Arduino se propagou pelo mundo e também com novas versões que se espalharam principalmente entre estudantes, professores e os makers, criadores de novas aplicações e produtos.

Também surgiram muitas versões que não eram da empresa original, principalmente chinesas que nem sempre primam pela qualidade.

No entanto, como uma empresa de porte como a Intel resolve lançar seu Arduino, podemos ter a certeza que ela pode oferecer muito mais do que até então poderíamos contar com as versões originais.

Assim, focalizamos a seguir a placa de desenvolvimento Arduino 101* fabricada pela Intel e que pode ser obtida na Mouser Electronics a partir do seguinte link, onde o datasheet completo em inglês pode ser acessado:

http://www.mouser.com/ProductDetail/Intel/ARDUINO101/?qs=%2fha2pyFadugpsreW0VzbPolHwFD1ALcyyMwfQ22y3Bme0WWtGjH%252b0A%3d%3d 

Conforme indicado no datasheet, o Arduino 101 é resultado de uma união de esforços entre a Intel e a Arduino (empresa original criadora do projeto) no sendo de oferecer uma plataforma poderosa para implementação de projetos baseados em microcontrolador.

Trata-se da primeira placa de desenvolvimento baseada no Compute Module Curie™ da Intel. O Arduino 101, denominado Genuino 101* fora dos Estados Unidos se caracteriza pela performance Intel aliada a um baixo custo.

Projetada em conjunto com os próprios fundadores da Arduino, esta placa possui um microcontrolador Quark™ da Intel de 32 bits para um consumo mínimo, 384 kB de memória flash, 90 kB de SXRAM (24 kB disponíveis para sketches), um hub DSP integrado para sensor, Radio de Baixa Potência Bluetooth e combo de sensores de 6 eixos com acelerômetro e giroscópio.

Com os recursos do módulo Intel Curie, o hardware e software de código aberto, a placa Arduino 101 torna mais fácil aprender o básico e com isso se tornar um maker.

A placa Arduino 101, apoiada pelo módulo Intel Curie, faz parte do CTC ou Creative Technologies in the Classroom*, curso de computação física, desenvolvido e testado pela Arduino para fornecer aos educadores dos níveis elementar e secundários das escolas para aprender os fundamentos de programação, eletrônica e mecânica.

A placa Arduino 101 também é usada pelos participantes do America’s Greatest Makers, a ser realizado em 2016. ( http://www.americasgreatestmakers.com  )

Para adquirir o Arduino101 pela Mouser clique em:

http://www.mouser.com/ProductDetail/Intel/ARDUINO101/?qs=%2fha2pyFadugpsreW0VzbPolHwFD1ALcyyMwfQ22y3Bme0WWtGjH%252b0A%3d%3d