Este circuito é recomendado para a proteção de pequenos objetos ou locais em que um sensor obrigatoriamente deva ser tocado pelo intruso, quando então ocorre o disparo.

O sensor não pode ter uma superfície muito grande, para que se evite o disparo errático, o que ocorre com a captação de ruídos elétricos ambientes, principalmente provocados pela indução de tensão da rede.

A placa sensora deve ter uma dimensão máxima da ordem de 20 X 2ocm e se for usado um pedaço de fio nu, não deve ter mais de 1m de comprimento.

Uma sugestão de uso consiste em apoiar o objeto protegido sobre a placa ou rodeá-la com um fio que seria a antena. Este fio deve ser totalmente desencapado.

Na figura 1 temos o circuito completo deste alarme.

 

Figura 1
Figura 1

 

Neste circuito, o uso do SCR permite que uma vez disparado o sistema, ele só possa ser desligado pela atuação direta sobre S1.

O circuito é alimentado pela rede local e seu consumo na condição de espera é baixo, podendo o mesmo ficar permanentemente ligado.

A ligação do sistema de aviso é feita em A, B e C.

O cabo de alimentação ao sensor, fio que vai de R1 até a placa sensora não deve ter mais de 2 metros de comprimento, e se tiver que ser maior deve ser blindado, com a malha aterrada.

Para o caso de SCRs como o TIC106 se houver tendência ao disparo ou permanecer ligado, um resistor de 1k a 10 k deve ser colocado entre o catodo e a comporta. O melhor valor deve ser obtido experimentalmente.

Na figura 2 damos a placa de circuito impresso.

 

Figura 2
Figura 2

 

SCR – MCR106, TIC106 ou C106 – SCR

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN

D1 - 1N4148 ou 1N914 - diodo de uso geral de silício

D2, D3 - 1N4002 ou equivalente - diodos retificadores

T1 - transformador com primário de acordo com a rede local e secundário de 12 V x 250 mA ou mais

K1 – Relé para 12V

F1 -fusível de 1 A

S1 - interruptor simples

R1, R3 – 100 k X 1/8 W - resistores (marrom, preto, amarelo)

R2 – 10 k x 1/8 W - resistor (marrom, preto, laranja)

Diversos: placa de circuito impresso, cabo de alimentação, fios, placa para o sensor, etc.