Este simples oscilador emite um sinal que produz, em televisores analógicos (faixa de VHF e µHF), um padrão de barras horizontais. O padrão pode ser usado para ajuste da linearidade e o próprio aparelho para testar a diretividade e eficiência de um sistema de antenas.

O circuito mostrado na figura 1 é muito simples, empregando 3 transistores apenas.

 

   Figura 1 – O circuito
Figura 1 – O circuito

 

Os transistores Q1 e Q2 formam um multivibrador que produz a baixa frequência que será responsável pelas barras (modulação), a largura das barras assim como sua separação são controladas pela frequência deste multivibrador que pode ser ajustada em P1.

Os capacitores C1 e C2 que fixam o valor médio da separação e largura das barras podem ser modificados se o leitor assim quiser.

O terceiro transistor funciona como um oscilador de RF que tem sua frequência determinada por L1 e pelo ajuste do trimmer.

O trimmer usado foi retirado de um velho rádio mas, em princípio, qualquer trimmer pode ser usado. A bobina L1, com 4 voltas de fio 20 em diâmetro de 1 cm, sem núcleo, permite levar o aparelho a produzir seus sinais no canal 2 ou 3.

A antena consiste num pedaço de fio de 10 a 15cm e a alimentação é feita por 4 pilhas ou bateria de 9 V.

Na figura 2 temos uma sugestão para placa de circuito impresso.

 

Figura 2 – Placa para a montagem
Figura 2 – Placa para a montagem