Comparador com Operacional (MIN750)

Um comparador de tensão de precisão, usando diodo zener como referência pode ser implementado com um amplificador operacional de uso geral como o 741. O circuito da figura 1 mostra como isso pode ser feito. Evidentemente, outros amplificadores operacionais equivalentes podem ser usados. Neste circuito a saída se mantém no nível alto até o momento em que a tensão de entrada atinge o valor de referência dado pelo diodo zener.

O diodo zener pode ser de qualquer tipo de 400 mW e a fonte de alimentação não precisa ser simétrica. Este circuito pode ser usado em sistemas de segurança, detecção de alimentação de sensores e em muitas outras aplicações de consumo e na indústria.

 


 

 

A placa de circuito impresso para o caso em que é usado um amplificador operacional 741 comum é mostrada na figura 2.

 


 

 

 

CI-1 – 741 – circuito integrado, amplificador operacional

Vz – Zener de 1,2 a 12 V x 400 mW

R1, R3 – 10 k Ω x 1/8 W – resistores

R2 – 4,7 k Ω x 1/8 W – resistor

Diversos:

Placa de circuito impresso, fios, solda, etc.

 


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia