Para acompanhar o ritmo de uma música, para determinar o compasso dos movimentos numa dança ou em ginástica, ou ainda simplesmente para cronometrar operações rápidas, utiliza-se um aparelho chamado metrônomo.

Descrevemos neste artigo a montagem de um simples metrônomo que serve para estudantes de música, ginastas e mesmo corredores.

O circuito proposto produz estalidos de bom volume num alto-falante num ritmo constante que pode ser ajustado desde uma batida a cada 3 ou 4 segundos até mais de 10 batidas por segundo.

A alimentação do circuito pode ser feita com tensões de 3 a 6 V (conforme o volume desejado) e todos os componentes são comuns. Existem inclusive alguns componentes que podem ser aproveitados de aparelhos fora de uso como o alto-falante, potenciômetro, etc.

Como funciona: num oscilador, parte do sinal de saída é aplicada à entrada num processo denominado realimentação. É a realimentação dada por C1 e R2 que determina, juntamente com a polarização, dada por R1 e P1, a freqüência das oscilações.

Com um capacitor de 1 µF (eletrolítico ou poliéster) temos uma faixa baixa de freqüências ou pulsos conforme o exigido para um metrônomo.

Os dois transistores, um NPN e outro PNP, fornecem a amplificação do sinal e assim mantém as oscilações. Na figura 1 temos o diagrama completo do oscilador de baixa freqüência que forma o metrônomo.

 

 

Diagrama do metrônomo.
Diagrama do metrônomo.

 

A montagem pode ser feita numa ponte de terminais conforme mostra a figura 2.

 

Montagem do metrônomo numa ponte de terminais.
Montagem do metrônomo numa ponte de terminais.

 

Para P1 podemos usar tanto um trimpot como um potenciômetro e valores entre 1 e 4,7 M ? são permitidos. É claro que, o uso de um potenciômetro facilita a montagem numa caixa conforme sugere a figura 3, com um ajuste simples da velocidade.

 

Sugestão de montagem do metrônomo
Sugestão de montagem do metrônomo

 

Os resistores são de 1/8 W ou maiores e o alto-falante pode ser de qualquer tamanho tanto com 4 como 8 ?. Uma escala no potenciômetro, feita com a ajuda de um cronômetro comum ou mesmo um metrônomo "de verdade" como padrão ajudará bastante no uso do aparelho.

Para provar o metrônomo, basta colocar as pilhas no suporte e acionar S1. O alto-falante deve emitir pulsos intervalados que serão ajustados em velocidade através de P1.

Se desejar mudar a faixa de velocidades é só trocar o capacitor C1. Valores entre 220 nF e 10 µF podem ser experimentados sem problemas.

Para maior potência Q2 pode ser trocado por um BD135, montado num pequeno radiador de calor e o circuito alimentado por uma tensão maior, 9 ou 12 V.

 

 

 

Semicondutores:

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN

Q2 - BC558 ou equivalente - transistor PNP

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

R1 - 100 k ? - marrom, preto, amarelo

R2 - 1 k ? - marrom, preto, vermelho

P1 - 1 M ? a 4,7 M ? - potenciômetro ou trimpot

 

Capacitores:

C1 - 1 µF - poliéster ou eletrolítico

 

Diversos:

FTE - 4 ou 8 ? - alto-falante de qualquer tamanho

B1 - 3 ou 6 V - 2 ou 4 pilhas pequenas (ou fonte de alimentação para a versão de maior potência)

 

Caixa para montagem, ponte de terminais, suporte de pilhas, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.