Este circuito usa apenas 3 componentes sendo de grande utilidade na bancada de muitos experimentadores, estudantes, professores e mesmo do técnico reparador. Com ele podemos saber qual é o pólo positivo ou negativo de um eliminador de pilhas, fonte de alimentação ou circuito em reparos, o que pode ser muito importante para sua integridade.

A única exigência para sua utilização é que a tensão a ser identificada pela polaridade esteja entre 2 e 12 volts, pois acima disso a corrente pode ser excessiva no LED, colocando em risco sua integridade.

Temos como indicadores dois LEDs, acendendo um ou outro se a tensão for contínua, dependendo da polaridade. Se a tensão for alternada, acendem os dois LEDs. Na figura 1 temos o circuito completo de nosso indicador de polaridade.

 

Figura 1
Figura 1

 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa ponte de terminais a qual cabe facilmente numa caixinha plástica de dimensões bastante modestas.

 

 

Figura 2
Figura 2

 

 

As pontas de prova devem ser pretas e vermelhas para identificação da polaridade. O resistor pode ser de 1/8 W ou maior e os LEDs devem ser de cores diferentes, preferivelmente um vermelho e um verde.

O circuito não necessita de fonte de alimentação, pois a própria tensão do circuito em prova é usada para seu acionamento.

O uso do indicador é muito simples: basta encostar as pontas de prova nas saídas do circuito em teste. Se o LED verde acender então a polaridade das pontas coincide com a do circuito: vermelha para o positivo e preta para o negativo.

Se for o LED vermelho o que acende, então a polaridade está invertida, ou seja, a ponta de prova preta ‚ que está no positivo.

O circuito não funciona com tensões menores do que 2 volts pois este é o valor mínimo que o LED verde precisa para acender.

 

 

LED1 - LED verde comum

LED2 - LED vermelho comum

R1 - 1,8k ? ou 2,2k ? - resistor (marrom, cinza, vermelho ou vermelho, vermelho, vermelho)

PP1, PP2 - Pontas de prova preta e vermelha

 

Diversos:

Ponte de terminais, caixa para montagem, fios, solda, etc.