Este circuito, bastante simples por sinal, serve para a prova de capacitores de todos os tipos na faixa de 10 nF a 100 µF (mais ou menos), fornecendo uma indicação sonora. Se você não possui recursos para testar se seus capacitores estão bons não deve deixar de montar este provador.

A idéia básica é muito simples: um oscilador cuja realimentação e, portanto, frequência do som que ele produz é determinada por um capacitor. Colocamos um capacitor bom no circuito e ele funciona, fazendo o alto-falante apitar ou emitir estalos (dependendo do valor). Se o capacitor estiver ruim (aberto ou em curto) não há realimentação e o oscilador não funciona.

Como a frequência do som depende do valor do capacitor, com um pouco de treino e o uso de capacitores de valores conhecidos para comparação, podemos descobrir o valor do capacitor testado.

O circuito funciona com tensões de 3 ou 6 V, (duas ou quatro pilhas) e é muito simples de montar.

 

Como Funciona

Como explicamos, trata-se de um oscilador cuja frequência é determinada pelo capacitor e também pelo resistor R1 que controla a polarização do transistor.

Será conveniente que R1 esteja na faixa de 100k a 470k se a maior parte das provas for de capacitores de valores pequenos (10 nF ou próximo). E que esteja na faixa de 10k a 56k se os capacitores provados forem de mais de 1 µF. Uma chavinha pode ser acrescentada para comutar o resistor.

Os transistores complementares do oscilador fornecem boa potência ao sinal de áudio aplicado ao alto-falante. Veja que o som será tanto mais agudo quanto menor for o capacitor.

 

Montagem

Na figura 1 temos o diagrama completo do provador.

 

Diagrama elétrico
Diagrama elétrico

 

Na figura 2 temos a montagem numa ponte de terminais. Essa ponte pode ser instalada numa caixinha plástica com fios com garras para o teste dos capacitores.

 

Montagem em ponte de terminais
Montagem em ponte de terminais

 

Um interruptor pode ser agregado para ligar e desligar o aparelho. Os transistores podem ser de qualquer tipo de uso geral NPN ou PNP conforme o caso.

 

Prova e Uso

Basta ligar o aparelho e encostar as pontas de prova no capacitor em teste. Quanto menor seu valor, mais agudo será o som emitido, se ele estiver bom.

Para os capacitores acima de 1 µF o som será formado por pulsos intervalados.

 

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN

Q2 - BC558 ou equivalente - transistor PNP

FTE - Alto-falante de 8 ?

B1 - 3 ou 6 V- 2 ou 4 pilhas pequenas

R1- 100 k? - resistor (marrom, preto, amarelo)

R2 - 1,5 K? - resistor (marrom, verde, vermelho)

Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, garras jacaré, caixa para montagem, fios, solda, etc.