Se você tem medo de ligar os aparelhos que você mesmo monta ou repara diretamente na tomada, pois pode acontecer "alguma coisa", experimente utilizar este protetor. Se alguma coisa estiver errada, a lâmpada simplesmente acende, avisando-o.

O que temos é um circuito que protege seu aparelho e sua instalação em caso de problemas, como uma corrente excessiva ou curto-circuito. Se você ligar o aparelho em X1 e ele estiver em curto, ou com algum erro que possa levar ao curto-circuito da instalação, a lâmpada acende fortemente. Se a lâmpada acender com brilho reduzido é sinal que o aparelho provavelmente, não tem problemas e você pode acionar S1 para uma alimentação direta.

A lâmpada NE-1 indica apenas que há alimentação na rede, enquanto que L1 pode ser qualquer lâmpada incandescente comum de 15 a 60 W.

Para usar o aparelho proceda do seguinte modo:

Ligue o aparelho que vai ser experimentado em S1, mas antes certifique-se de que S1 está desligado (aberto). Ligue o aparelho em teste, acionando agora o interruptor geral. Se ele estiver em condições normais, a lâmpada permanece apagada ou acesa com brilho menor do que normal.. Se alguma coisa estiver errada, a lâmpada acende com máximo brilho. Neste caso não acione S1. Verifique a causa do problema. Aparelhos de alto consumo não devem ser testados.

 

Figura 1
Figura 1

 

NE-1 - lâmpada neon comum

R1 - 220k ? - resistor (vermelho, vermelho, amarelo)

S1- Interruptor simples

L1- Lâmpada incandescente de 15 a 60 W

X1 - Tomada

Diversos:

Cabo de alimentação, ponte de terminais, fios, solda, soquete para a lâmpada, etc.