Mini Indicador de Tensão (MIN326)

Com este circuito você pode descobrir se um circuito está recebendo a tensão contínua de alimentação na faixa de 3 a 12 V. O circuito também indica a polaridade, podendo alertar sobre eventuais problemas de funcionamento pela inversão da alimentação.

O circuito é extremamente simples podendo ser instalado numa caixinha plástica. Trata-se de montagem ideal para o laboratório, pois pode ser usado pelos alunos e professores com facilidade em substituição a um multímetro que além de ser mais caro, é mais sensível a possíveis erros de utilização.

O que o circuito faz é indicar a presença da tensão pelo acendimento de um LED de acordo com a polaridade. Se a ponta vermelha estiver no positivo e a preta no negativo, o LED1 verde deve acender. Se houver inversão, o LED2 vermelho acende.

Se o circuito for alimentado por tensão alternada (até 12 V), os dois LEDs acendem. Se nenhum LED acender, não há tensão no circuito.

Na figura 1 temos o diagrama do indicador.

 

Figura 1 - Diagrama do indicador
Figura 1 - Diagrama do indicador

 

Na figura 2 temos a sua montagem usando uma pequena ponte de terminais isolados.

 

Figura 2 - Aspecto da montagem
Figura 2 - Aspecto da montagem

 

Na montagem, observe a polaridade dos LEDs.

 

LED1, LED2 - LEDS vermelho e verde

PP1, PP2 - Pontas de prova vermelha e preta

R1- 1k2 x 1/8 W - resistor (marrom, vermelho, vermelho)

Diversos:

Fios, solda, ponte de terminais, caixinha para montagem, etc.


Opinião

Eventos e muito mais (OP212)

Nosso grande destaque deste mês é o nossa Jornada do Desenvolvimento, que ocorrerá em três etapas sendo a primeira a que foi realizada entre 9 e 13 de agosto. Ela foi uma preparação para as demais que devem ocorrer em setembro e outubro, com oficinas de desenvolvimento com o Edukit SigFox e a Franzininho, numa jornada com os próprios criadores.

Leia mais...

Localizador de Datasheets e Componentes


N° do componente 

(Como usar este quadro de busca)

Podcast INCB Tecnologia