Escrito por: Newton C. Braga

A lâmpada de prova ou lâmpada de série, como também é chamada, é um recurso muito usado no teste de eletrodomésticos que usam motores, elementos de aquecimento e até mesmo eletrônicos que estejam com suspeita de curto-circuitos.

Ligamos em série com a rede de energia uma lâmpada incandescente coum de 40 a 60 W de modo que ela funcione como um limitador de corrente e ao mesmo tempo sirva para verificar se passa corrente pelo aparelho em teste.

Na nossa série de livros "como testar componentes" temos explicações de como utilizar esta útil ferramenta de testes.

Assim, basta encostar as pontas de prova num fusível, interruptor, fio, motor, elemento de aquecimento de ferros elétricos, aquecedores de ambientes, chuveiros, etc. para saber se ele se encontra interrompido ou não.

Nosso circuito é mostrado na figura abaixo, assim como sua montagem, observando-se que deve ser usada apenas lâmpada incandescente. Não use lâmpada de outro tipo.

 

Figura 1- Montagem da lâmpada de prova
Figura 1- Montagem da lâmpada de prova

 

O plugue mostrado neste desenho é de um artigo nosso antigo, devendo ser empregado o plugue moderno, segundo os padrões atuais.

O circuito não tem isolamento da rede de energia, devendo ser instalado numa caixa plástica e o máximo de cuidado deve ser tomado com seu uso, pois qualquer toque em partes vivas causará choques perigosos.

 

X1- 40 a 60 W - lâmpada incandescente

D1 - 1N4004 (110 V) ou 1N4007 (220 V) - diodo

PP1, PP2 - Pontas de prova