Este circuito serve para indicar se a tensão disponível numa rede de energia é de 110 V ou 220 V. Ele serve apenas para altas tensões, eventualmente pode ser ajustado para indicar tensões até 500 V.

O elemento indicador é uma lâmpada neon, e seu uso é muito simples: ligamos as pontas de prova na rede e vamos girando P1 até que a lâmpada acenda. O ponto em que isso ocorre indica se a tensão é de 110 V ou 220 V, conforme ajuste na escala do próprio potenciômetro.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho e na figura 2 o aspecto real de montagem.

 

Figura 1- Diagrama do indicador.
Figura 1- Diagrama do indicador.

 

Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais.
Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais.

 

Como se trata de aparelho que é conectado à rede de energia, ele deve ser fechado numa caixa plástica para se evitar o perigo de choques. Os resistores oferecem certa proteção e limitação de corrente para os componentes internos.

A lâmpada neon pode ser de qualquer tipo sem o resistor interno que algumas possuem. A calibração é feita da seguinte forma: ligue PP1 e PP2 numa tomada de 110 V e marque o ponto da escala do potenciômetro em que a lâmpada acende. Depois faça o mesmo numa tomada de 220 V, anotando o novo ponto.

Para usar, basta conectar na rede e girar P1 até que a lâmpada acenda. Isso vai ocorrer perto da marca de 110 V ou 220 V conforme o caso.

 

NE-1 - Lâmpada neon NE-2H ou equivalente

P1- Potenciômetro de 1 M Ω

R1, R2 - 220 k Ω x 1/8 W- resistores- vermelho, vermelho, amarelo

PP1, PP2 - Pontas de prova ou plugue

Diversos:

Botão e escala para o potenciômetro, ponte de terminais, fios, solda, caixa para montagem, etc.