Os injetores de sinais são aparelhos de grande utilidade na localização de defeitos em rádios, gravadores, amplificadores ou qualquer outro tipo de circuito que trabalhe com sinais de áudio. O injetor que descrevemos caracteriza-se pela sua simplicidade, pelo baixo custo e até pela improvisação de uma bobina que pode ser enrolada num prego comum.

Com ele, você poderá facilmente localizar problemas nos seus projetos ou em equipamentos de áudio em geral se você pretende partir para a atividade de técnico reparador.

Alimentado por apenas 3 V, de duas pilhas pequenas, este injetor fornece um potente sinal de áudio capaz de excitar a maioria dos circuitos comuns. Na figura 1 temos o diagrama completo do injetor.

 

Figura 1 - Diagrama completo do injetor de sinais
Figura 1 - Diagrama completo do injetor de sinais

 

Na figura 2 temos a montagem feita numa ponte de terminais isolados. É claro que os leitores mais habilidosos podem fazer a montagem em placa de circuito impresso.

 

Figura 2 - Montagem em ponte de terminais
Figura 2 - Montagem em ponte de terminais

 

O circuito consiste num oscilador cuja frequência pode ser ajustada no trimpot e depende de C1. Pode-se trocar o trimpot por um resistor fixo se a frequência produzida não for importante. Use um resistor de 56k ou 47k.

A bobina de carga consiste em 100 a 300 espiras de fio fino (32 AWG) num prego de 2 a 3 cm de comprimento. Os transistores são de uso geral e as pontas de prova devem ter cores diferentes. Pode-se usar uma ponta de prova e uma garra jacaré para maior facilidade de uso.

Para usar, injete o sinal encostando a ponta de prova nos pontos do circuito em que ele deve ser amplificado. A ponta preta ou garra deve estar no terra o negativo do circuito em prova.

 

Q1- BC548 - transistor NPN de uso geral

Q2- BC558 - transistor PNP de uso geral

L1- bobina - ver texto

S1- Interruptor simples

B1- 3 V- 2 pilhas pequenas

P1- 47k - trimpot

R1 - 10 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, laranja

R2- 1 k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, vermelho

C1- 47 nF- capacitor cerâmico

C2 - 10 nF- capacitor cerâmico

PP1, PP2- pontas de prova vermelha e preta

Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas, prego, fios, solda, etc.