O circuito mostrado na figura 1 gera um sinal retangular de baixa freqüência, mas cujas harmônicas se estendem por um amplo espectro possibilitando sua captação por receptores de ondas médias e curtas próximas.

 


 

 

Isso significa que injetando o sinal deste circuito num cabo, podemos acompanhá-lo pelo seu duto (desde que não metálico, pois atua como blindagem) utilizando como receptor um rádios de ondas médias ou curtas comuns.

Basta colocar o receptor numa freqüência livre da faixa onde uma harmônica mais forte do circuito possa ser sintonizada.

O circuito gera sinais com intensidade suficiente para permitir a detecção do cabo mesmo que embutido ou enterrado a profundidades que cheguem a 20 cm ou mais.

A alimentação do circuito pode ser feita com uma bateria de 9 V e como seu consumo é muito baixo ela terá uma grande durabilidade nesta aplicação.

Na figura 2 temos uma placa de circuito impresso para a montagem deste localizador de cabos.

 


 

 

 

Para utilizá-lo obtém-se maior eficiência quando uma das garras é ligada a uma extremidade do cabo (a outra extremidade deve estar desligada) e a outra garra a um objeto de metal ou terra.

 

CI-1 – 4093 – circuito integrado

R1 – 39 k Ω x 1/8 W – resistor – laranja, branco, laranja

C1 – 22 nF – capacitor cerâmico

C2 – 10 nF – capacitor cerâmico

C3 – 100 nF – capacitor cerâmico

S1 – Interruptor simples

B1 – 9 V – bateria

G1, G2 – Garras jacaré comuns

Diversos:

Placa de circuito impresso, caixa para montagem, conector de bateria, fios, solda, etc.