Descrevemos a montagem do mais simples sistema de comunicações que pode ser feito com base em sinais elétricos: o telégrafo. Trata-se de um tipo "digital" de com comunicações, já que pontos (0) e traços (1), são os elementos do código binário utilizado.

Juntando pontos e traços podemos codificar todos os símbolos, letras e algarismos e com isso enviar mensagens. Procure na Internet "Código Morse" para ver como isso funciona.

A idéia é usar um manipulador como transmissor e uma lâmpada (ou LED) como receptor. Quando pressionamos por menos ou mais tempo o manipulador teremos uma piscada curta (ponto) ou uma piscada longa (traço) do LED ou da lâmpada.

Podemos então transmitir letras, números e outros sinais formando assim a mensagem. O fio que vai do transmissor ao receptor pode ser longo, possibilitando assim a comunicação à distância. O professor pode explicar tudo isso para seus alunos e então demonstrar o circuito na prática, partindo do diagrama da figura 1.

 

Figura 1 - Desenho a mão do caderno de notas de Newton C. Braga.
Figura 1 - Desenho a mão do caderno de notas de Newton C. Braga.

 

O aspecto da montagem é mostrado na figura 2.

 

Figura 2 - Desenho feito a mão com caneta comum pelo autor no seu caderno de anotações..
Figura 2 - Desenho feito a mão com caneta comum pelo autor no seu caderno de anotações..

 

Observe que o manipulador é feito com chapinhas de metal. A lâmpada e o suporte de pilhas são montados em bases modulares, o que possibilita seu uso em outros experimentos, caso o leitor queira montar um laboratório de eletricidade em sua escola, ou mesmo em sua casa.

O fio até a lâmpada pode ter até uns 10 metros. Para o caso do LED, que tem menor consumo, o fio pode ser mais longo, chegando aos 50 metros.

A lâmpada é do tipo de 6 V com 50 mA e o LED pode ser de qualquer, devendo ser observada sua polaridade na montagem, pois se ele for invertido o circuito não funciona.

Para a alimentação podem ser usadas pilhas pequenas ou médias, instaladas em suporte apropriado. Uma versão de duas vias, comunicação bilateral pode ser elaborada com dois aparelhos semelhantes. Veja entretanto, que só precisamos de 3 fios nesse caso, conforme mostra a figura 8, pois um dos fios pode ser comum aos dois sistemas.

 

Figura 3 - Desenho para um sistema de das vias.
Figura 3 - Desenho para um sistema de das vias.

 

 

B1 - 6 V - 4 pilhas pequenas ou médias

M1 - Manipulador - ver texto

X1 - lâmpada de 6 V ou LED - ver texto

R1 - 1 k Ω x 1/8 W - resistor - marrom, preto, vermelho - apenas para a versão com LED

 

Diversos:

Suporte de pilhas, suporte para lâmpada (opcional), fios, solda, material para o manipulador, barra de terminais, etc.