Eis um sistema de comunicações por meio de fios para distâncias de até 100 metros fazendo uso do Código Morse. Com ele podemos enviar mensagens telegráficas num sistemas para demonstrações, em campanha ou mesmo para enviar mensagens secretas para um amigo vizinho ou em outra sala.

O aparelho pode ser usado em feiras para demonstrar de que modo eram enviadas as mensagens pelos primitivos telégrafos, como no tempo de nossos avós e bisavós.

O sistema também pode ser usado para treino de Código Morse por grupos escoteiros ou outros interessados.

Os sinais são enviados por um transmissor que consta de um simples manipulador e de duas a quatro pilhas comuns. O receptor consiste num led e um resistor, numa montagem tão compacta que pode ser levada facilmente no bolso.

Com a utilização de um retorno via terra apenas um fio pode ser usado na interligação das estações e ele pode ter até mais de 100 metros de comprimento. Na figura 1 temos o diagrama completo deste sistema de comunicações telegráficas tirado do caderno de notas de Newton C. Braga.

 

Figura 1 - Diagrama do telégrafo experimental.
Figura 1 - Diagrama do telégrafo experimental.

 

O aspecto real da montagem é mostrado na figura 2.

 

Figura 2 - Montagem sugerida pelo autor.
Figura 2 - Montagem sugerida pelo autor.

 

O manipulador pode ser "fabricado" com duas chapinhas de metal ou ainda uma chapinha e uma base de madeira. Um prego ou parafuso de latão (para melhor contacto elétrico) serve de contacto da chapinha de metal do manipulador.

O LED pode ser de qualquer cor ou tipo, mas os vermelho são de menor custo e mais facilmente encontrados. O resistor é de 1/8 W com valores entre 470 Ω a 1 k Ω se a alimentação for de 6 V. Para 3 V (duas pilhas), o resistor deve ser de 220 Ω a 470 Ω.

Para as pilhas deve ser usado um suporte apropriado e o fio deve ser isolado com qualquer comprimento até 100 metros.

Para experimentar é só interligar as estações e apertar o manipulador. Cada vez que isso for feito, o LED deve acender. Se isso não ocorrer, inverta as ligações dos fios na estação receptora.

Para usar, interligue as estações por meio de dois fios ou então um só, caso em que se exige a conexão à terra feita por meio de duas varetas de metal de pelo menos 40 cm de comprimento enterradas em solo úmido.

Será interessante memorizar ou ter em mãos o Código Morse. Uma piscada longa do LED representa um traço e uma curta corresponde a um ponto. Combinando traços e pontos podemos formar letras, números, símbolos gráficos e com isso transmitir palavras e mensagens inteiras. Treine inicialmente com letras isoladas bem devagar até memorizar o código e adquirir prática. Somente depois você estará apto a fazer uso do sistema com eficiência.

 

 

B1 - 3 ou 6V - 2 ou 4 pilhas pequenas

M - Manipulador - ver texto

R1 - 220 Ω 1 k Ω - resistor - ver texto

LED1 - LED vermelho comum ou de outra cor

 

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas, fio longo, caixa para montagem, etc.