Amplificadores de grande potência são sempre procurados pelos nossos leitores. O amplificador que apresentamos, e que já foi experimentado em diversas montagens práticas nossas, pode servir de base para um excelente projeto de equipamento de som doméstico. De fato, com 25 watts RMS por canal, temos um sistema estéreo de 50 W ou ainda perto de 80 watts IHF, o que está bem dentro da faixa dos equipamentos de som comerciais.

É claro que damos apenas o circuito de potência e a fonte, ficando o pré-amplificador, o sistema de controle de tom e volume, por conta dos leitores.

Na figura 1 temos o diagrama do amplificador, que tem na saída transistores de potência TIP42C e TIP41C (ou de maior tensão), os quais devem ser montados em bons dissipadores de calor.

 

   Figura 1 – Circuito do amplificador
Figura 1 – Circuito do amplificador

 

A impedância de saída é de 8 Ω, e a corrente de pico exigida por canal é de 750 mA.

Isso significa que, para a versão estéreo, a fonte deve usar um transformador com esta corrente em lugar de apenas 1 A como o indicado. A fonte sugerida é mostrada na figura 2.

 

Figura 2 – Sugestão de fonte
Figura 2 – Sugestão de fonte

 

O eletrolítico da fonte deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 63 V, assim como os do próprio amplificador.

Os resistores são todos de 1/4W com exceção dos de 180 Ω nas bases dos transistores de potência que são de ½ W e dos emissores destes mesmos transistores, de 0,47 ohms, que são de 1/2 ou 1 W.

Os diodos são de uso geral 1N4148, 1N914 ou mesmo 1N4002.

Este circuito não possuí proteção contra curto--circuitos na saída, o que significa que o máximo de cuidado deve ser tomado com a ligação das caixas acústicas.

Um fusível de proteção de 2 A pode ser ligado em série com a alimentação de 46 V para fazer a proteção do circuito.

Se houver tendência a oscilação do circuito, conforme o projeto da placa de circuito impresso, o capacitor de 47 pF pode ser aumentado para 100 ou mesmo 220 pF.

Para uma filtragem melhor da fonte, se houver possibilidade, o leitor deve ligar dois capacitores de 2 200 µF em paralelo, conseguindo com isso 4 700 µF.