Pequenos rádios AM e FM possuem baixa qualidade de som devido aos alto-falantes que não podem ter diâmetros elevados - que ajudam na reprodução dos graves - ou imãs pesados. Com um alto-falante maior e um tweeter você conseguirá um novo som para seu rádio, com reforço dos graves e dos agudos.

Um alto-falante pesado tirado de um rádio antigo, mais um tweeter e uma caixa acústica permitem que você tenha uma qualidade de som muito melhor para seu rádio de 2 ou 4 pilhas tanto de AM como FM.

Para melhorar ainda mais o desempenho dessa caixa temos controles separados de graves e agudos formados por potenciômetros de fio.

Todos os componentes usados são comuns e não há nenhum segredo na montagem. O único cuidado que você deve ter é não alimentar a caixa com potências superiores a 2 W, para não estragar os componentes. Somente rádios de pilha, gravadores, walkman e outros equipamentos de baixa potência podem ser ligados nesta caixa.

A ligação é feita na saída de fone, observando que o conector é do tipo monofônico (1 canal).

Montagem

Começamos por dar o diagrama do aparelho onde o FTE1 é o alto-falante maior de 20 a 30 cm (quanto maior, melhor será o som), e o FTE2 um tweeter de 8 ?.

 

 

Figura 1
Figura 1

 

Na figura 2 temos os modos de ligação dos componentes. L1 é formada por 150 a 200 espiras de fio 28 ou 26 num bastão de ferrite. O pino de ligação é um plugue de acordo com o jaque de fone do radinho.

 

 

Figura 2
Figura 2

 

Na figura 3 temos o modo de se adaptar um plugue estéreo ao circuito, caso seja esse tipo de saída de seu radinho ou outro aparelho em que a caixa vai ser usada.

 

 

Figura 3
Figura 3

 

Os capacitores C1 e C2 são de 10 a 22 µF x 6 V ou mais. Os potenciômetros P1 e P2 são de 47 ? ou 50 ? de fio. Não use tipos de carvão pois podem aquecer com potências maiores.

 

P1, P2 - 47 ou 50 ?- potenciômetros de fio

L1 - Bobina - ver texto

C1, C2 - 10 a 22 µF - capacitores eletrolíticos

FTE1, FTE2 - Alto-falante e tweeter de 4 a 8 ?- ver texto

Diversos:

Fios, solda, bastão de ferrite, fios esmaltados, etc.