Ligado na saída de um amplificador de áudio ou na tomada de fone de um rádio transistorizado, este circuito dispara um rele com os sinais externos de um microfone, de uma gravação ou ainda captados pelo receptor.

Usando um rádio de FM e um transmissor modulado por um tom, podemos fazer deste circuito um controle remoto de baixo custo. Diversas são as possibilidades adicionais como, por exemplo, em alarmes, chaves sônicas, disparo de flashes e em muitos outros casos.

O circuito funciona com o sinal de áudio que é retificado pelo diodo e filtrado para então ser amplificado pelo transistor e acionar o relé, que por sua vez, controla o circuito externo.

A alimentação do circuito pode ser feita por pilhas ou fonte de pelo menos 200 mA. O ajuste da sensibilidade é o próprio controle de volume do amplificador ou rádio utilizado.

Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Figura 1 - Diagrama da chave de áudio.
Figura 1 - Diagrama da chave de áudio.

 

Como o circuito não é crítico, assim como a disposição dos componentes, podemos fazer a montagem com base numa ponte de terminais, conforme mostra a figura 2.

 

Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais.
Figura 2 - Montagem numa ponte de terminais.

 

Entre A e B ligamos o circuito a ser controlado e entre X e Y aplicamos o sinal de áudio que vai controlar o circuito. Para usar, ajuste o volume do equipamento de áudio até que o som desejado provoque o acionamento do relé. O circuito precisa de aproximadamente 1 V para seu acionamento.

 

Q1 - BC548 ou equivalente- transistor NPN de uso geral

D1, D2 - 1N4004 ou equivalente - diodos de silício

K1- ML2RC1 - Relé de 6 V - Metaltex

S1- Interruptor simples

B1- 6 V - 4 pilhas ou fonte

R1- 10 k Ω x 1/8 W- resistor - marrom, preto, laranja

C1- 100 a 470 µF x 6 V ou mais - capacitor eletrolítico

C2 - 100 µF x 12 V ou mais - capacitor eletrolítico

Diversos:

Ponte de terminais, suporte de pilhas ou fonte, caixa para montagem, pontes de 2 terminais com parafusos, fios, solda, etc.